|
A+ / A-

Temperaturas a subir. Vêm aí noites tropicais esta semana

19 ago, 2019 - 07:40 • Lusa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê que as máximas vão subir a partir de terça-feira entre 4 e 8 graus.

A+ / A-

"A partir de dia 21 vamos ter uma subida da mínima e vamos ter noites tropicais em grande parte do continente”. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira entre 4 e 8 graus.

"Hoje ainda não temos uma alteração significativa dos valores das temperaturas e a nota dominante será o vento com rajadas da ordem dos 65 quilómetros por hora na faixa costeira ocidental. Para amanhã [terça-feira] já vamos ter uma subida acentuada da temperatura máxima entre os 4 e os 8 graus em alguns locais", disse à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada.

Na região sul, a subida da temperatura máxima será mais pequena entre os 2 e os 4 graus, de acordo com a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA),

"Isto quer dizer que vamos chegar ao meio da semana com máximas a variar entre os 30 e os 33/34 graus. No entanto, em alguns locais do litoral norte e centro, do interior do Alentejo, Beira Baixa e Vale do Tejo as temperaturas vão variar entre os 35 e os 39 graus. Na grande Lisboa estão previstos 35 graus", disse.

"A partir de dia 21 vamos ter uma subida da mínima e vamos ter noites tropicais em grande parte do continente. As temperaturas não vão descer abaixo dos 20 graus", indicou.

Segundo a meteorologista do IPMA, as temperaturas vão manter-se altas até sexta-feira, esperando-se uma descida a partir de sábado.

"No sábado há uma tendência para uma descida da temperatura máxima no norte e centro, especialmente no litoral a norte do Cabo Raso e no domingo descem mais um pouco. Ainda assim os valores não descem abaixo dos 30 a 35 graus, com exceção para a faixa costeira a norte do Cabo Raso que será da ordem dos 25 a 27 graus", disse.

Nove distritos sob aviso amarelo

Évora, Porto, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 10h00 de quarta-feira e as 5h00 de quinta-feira devido á persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA colocou também o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo até às 18h00 de hoje devido ao tempo quente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.