Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha desmente acordo com Itália para desembarque do "Open Arms" em Maiorca

19 ago, 2019 - 10:52 • Redação

Há 18 dias no Mediterrâneo, o navio continua à espera de uma solução para os 107 migrantes a bordo. O navio recusou Algeciras, Salvini não os quer em Itália e Maiorca afinal também não.

A+ / A-

O Governo espanhol desmente a informação avançada pela ONG Open Arms de que Espanha e Itália teriam chegado a um acordo que permitiria o desembarque dos 107 migrantes a bordo da embarcação em Maiorca, avança a Euronews

A ilha espanhola encontra-se a três dias de navegação da atual localização do navio de resgate, perto de Lampedusa, na Itália.

A embarcação da "Open Arms" aguarda há 18 dias pela autorização para poder desembarcar os migrantes. O desespero levou algumas pessoas a saltarem para a água, numa tentativa de chegar a terra a nado.

No sábado, Matteo Salvini acabou por ceder às pressões, aceitando o desembarque de 27 menores não acompanhados, na sequência de uma carta enviada pelo primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, a exigir o acolhimento das crianças e jovens.

Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, já tinha autorizado desembarque no porto de Algeciras. No entanto, o navio de resgate recusou a ajuda por ser "inviável" o tempo que demoraria a chegar ao porto espanhol.

"Estamos em estado de extrema emergência humanitária. O que eles precisam é desembarcar agora", justificou a porta-voz da ONG.

O “Open Arms", operado pela ONG espanhola Proativa Open Arms, está ao largo da ilha italiana de Lampedusa desde 1 de agosto, depois de ter resgatado 147 migrantes do Mar Mediterrâneo, ao largo da Líbia. Os dois países mais próximos – Itália e Malta – recusaram-lhe o acesso aos seus portos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+