Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Amazónia

Bolsonaro partilha vídeo de caça a baleias na Dinamarca para criticar Noruega

19 ago, 2019 - 15:07 • Redação

A crítica ao executivo de Oslo surge na sequência da suspensão aos apoios à preservação da Amazónia.

A+ / A-

O Presidente do Brasil voltou a criticar a Noruega, que na semana passada anunciou a suspensão de apoios ao Fundo Amazónia. A decisão do executivo de Oslo surgiu depois do Governo de Jair Bolsonaro ter bloqueado as operações do fundo, que apoia projetos contra a desflorestação no país.

O chefe de Estado, cujas políticas ambientais têm sido alvo de críticas internacionais, publicou um vídeo no Twitter para criticar a tradição norueguesa de caça às baleias, mas as imagens partilhadas foram gravadas numa ilha dinamarquesa.

"Vejam o assassinato de baleias patrocinado pela Noruega", escreveu o Presidente brasileiro.

O mesmo vídeo revela uma tradicional caçada de baleias que ocorre nas ilhas Faroé, um território dependente da Dinamarca, localizado no Atlântico Norte. As imagens fortes da matança são acompanhadas por uma música melancólica.

A publicação originou uma onda de críticas, mas não à Noruega.

"O Presidente do Brasil é estúpido! Não é a Noruega! Não matamos baleias assim (...) Mais notícias falsas, como Trump diria" reagiu um utilizador no Twitter.

"A desinformação é um crime, senhor Presidente", pode ler-se noutra resposta.

A Noruega integra o restrito grupo de três países onde a caça de baleais é ainda legal, a par do Japão e da Islândia.

Bolsonaro tem vindo a criticar a Noruega desde que o país escandinavo, seguindo o exemplo da Alemanha, anunciou a suspensão da ajuda para combater a desflorestação da Amazónia.

Como maior financiador de um fundo em prol da Amazónia, a Noruega, através do seu ministro do Meio Ambiente e Clima, Ola Elvestuen, que acusou o Brasil de Bolsonaro de "não querer mais parar o desmatamento" e unilateralmente quebrou o acordo sobre a governança do Fundo de Conservação da Floresta Amazónica.

Bolsonaro imediatamente reagiu com violência, recordando que a Noruega é "o país que mata baleias lá em cima, no Polo Norte, que também explora petróleo".

"Este não é um exemplo para nós. Deixe-os enviar seu dinheiro para ajudar Angela Merkel a reflorestar a Alemanha ", escreveu o Presidente brasileiro na rede social Twitter.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sasuke Costa
    20 ago, 2019 13:27
    O grande problema agora não é o do aprendiz de feiticeiro, clarividência à Rússia e à sua China para as necessidades dos outros.
  • ana dias
    19 ago, 2019 guarda 23:02
    Bruto que nem uma porta.
  • Tito Cunha
    19 ago, 2019 Serpins 18:31
    Deve doer ser assim tão burro...
  • Ribeiro
    19 ago, 2019 Coimbra 16:21
    Este tipo é um mentecapto. Aguentem-no que votaram nele!

Destaques V+