Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve dos motoristas. Apelo do sindicato é "de uma gravidade atroz", diz ANTRAM

14 ago, 2019 - 10:09 • Lusa

Em reação à ameaça deixada na terça-feira pelo Governo, o porta-voz dos motoristas de matérias perigosas pediu esta manhã aos trabalhadores que não cumpram os serviços mínimos nem a requisição civil.

A+ / A-

Veja também:


O porta-voz da associação das empresas de transportes de mercadorias (ANTRAM) considera que o apelo lançado nesta quarta-feira de manhã pelo sindicato dos motoristas de matérias perigosas vai prejudicar gravemente a economia.

"Vai significar problemas graves na economia portuguesa", afirmou à agência Lusa o representante da ANTRAM, André Matias de Almeida, referindo-se à posição assumida por Pedro Pardal Henriques, advogado e porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP).

"Em solidariedade com os seus colegas [que foram notificados], ninguém vai sair daqui hoje", afirmou de manhã, em Aveiras de Cima. "Ninguém vai cumprir nem serviços mínimos nem requisição civil, não vão fazer absolutamente nada", acrescentou.

Na opinião da ANTRAM, esta posição é "de uma gravidade atroz" e uma situação de que "não há memória" em Portugal.

"Apelamos à responsabilidade" dos sindicatos, afirmou, acrescentando não entender como é possível dizer que se vai incumprir os serviços mínimos e a requisição civil, mas que "isso não significa uma perda de salário para os seus trabalhadores".

ANTRAM deixa novo apelo à negociação

Na opinião de André Matias de Almeida, é necessário que os sindicatos de motoristas levantem a greve e voltem a negociações.

Numa "derradeira tentativa de chegar a um entendimento", o porta-voz da ANTRAM adiantou que gostaria que "este sindicato voltasse à mesa para esgrimir todos os argumentos".

"Esperamos que "possam levantar a greve, vir à mesa das negociações e discutir o problema, como nós discutimos com a Fectrans", concluiu.



Leia também:



O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, disse na terça-feira que 14 trabalhadores não cumpriram a requisição civil decretada pelo Governo na greve dos motoristas.

O ministro informou também que a 11 desses trabalhadores "já foi feita a devida notificação", referindo que primeiro é feita a "notificação do incumprimento e depois é que há a notificação de estarem a cometer um crime de desobediência".

Em relação aos restantes três trabalhadores, estão ainda "por encontrar e notificar", acrescentou João Pedro Matos Fernandes.

"Estas pessoas não são criminosas, estas pessoas que aqui estão são homens de guerra", reagiu, já esta quarta-feira, Pardal Henriques, junto às instalações da Companhia Logística de Combustíveis (CLC) de Aveiras.

Os motoristas de matérias perigosas e de mercadorias cumprem hoje o terceiro dia de uma greve por tempo indeterminado, que levou o Governo a decretar uma requisição civil na segunda-feira à tarde, alegando incumprimento dos serviços mínimos.

Portugal está, desde sábado e até às 23:59 de 21 de agosto, em situação de crise energética, decretada pelo Governo devido a esta paralisação, o que permitiu a constituição de uma Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA), com 54 postos prioritários e 320 de acesso público.

A greve foi convocada pelo SNMMP e pelo Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM), com o objetivo de reivindicar junto da ANTRAM o cumprimento do acordo assinado em maio, que prevê uma progressão salarial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Caça-Pardais
    14 ago, 2019 Carro electrico para todos 14:09
    Ao primeiro que for "dentro", os outros ganham juízo. Principalmente quando receberem a notificação do processo disciplinar rumo ao despedimento, e salário de Agosto ... tão diminuído que nem dá para mandar cantar um cego ...

Destaques V+