Tempo
|
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

O peronismo volta à Argentina

14 ago, 2019 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


A Argentina foi um país mais desenvolvido do que vários países europeus nas primeiras décadas do séc. XX. Mas o peronismo tornou a economia argentina vulnerável a recessões e bancarrotas.

O sistema eleitoral da Argentina prevê eleições primárias semanas antes das eleições propriamente ditas. A ideia é impedir que vão a estas eleições quem não passar 1,5% dos votos nas primárias - onde é obrigatório votar, tal como nas eleições finais.

No passado fim de semana, realizaram-se as primárias com vista à eleição presidencial de 27 de outubro próximo. O atual presidente, Maurício Macri, de centro-direita, sofreu uma grande derrota, ficando 15 pontos de percentagem atrás do peronista Alberto Fernandez, que tem a ex-presidente Cristina Kirchner como candidata à vice-presidência.

Estes resultados, que dão como quase certa a eleição de Fernandez em outubro, abalaram os mercados. O peso desvalorizou muito e a bolsa de Buenos Aires caiu fortemente. Receia-se que um futuro governo peronista não cumpra o acordo com o FMI e as suas exigências de austeridade para equilibrar as finanças públicas. E que uma nova bancarrota (“default”) esteja no horizonte próximo. A anterior ocorreu em 2001.

Aliás, o FMI indicou que desde 1950 a Argentina esteve um terço do tempo em recessão, como está agora. Ora, a economia argentina era forte nas primeiras décadas do século XX, mais desenvolvida até do que algumas economias europeias. As coisas mudaram a partir do fim da II guerra mundial, em parte porque o populismo de Peron (que foi presidente da Argentina em três períodos, o primeiro dos quais iniciado em 1946) seguiu políticas económicas imediatistas, que agradavam ao povo, mas que hipotecaram o futuro.

Ora, o peronismo ainda persiste na Argentina. Antes de Macri, foram presidentes dois peronistas, Nestor Kirchner e, depois, a sua viúva Cristina. Segundo tudo indica, depois de Macri volta um peronista, Fernandez. Há quem preveja uma nova bancarrota.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.