Tempo
|
A+ / A-

Câmara de Amares atribui "medalha de ouro" a António Variações

13 ago, 2019 - 07:25 • Lusa

A medalha municipal de mérito é atribuída no ano em que Variações faria 75 anos. A proposta refere que o cantor “orgulha e envaidece” o concelho, “projecta” o município e “gratifica” as suas gentes.

A+ / A-

António Variações recebeu, a título póstumo, a medalha municipal de mérito, grau ouro, da Câmara de Amares, no distrito de Braga. O cantor era natural da freguesia de Fiscal, naquele concelho.

A medalha municipal de mérito é atribuída no ano em que António Variações faria 75 anos.

“De grande tenacidade e vontade determinada, destacou-se em vida pela sua criatividade e pelo seu pensamento livre. Depois da sua morte, transformou-se num símbolo de liberdade, de criatividade e de determinação”, refere a proposta assinada pelo vereador da Cultura e aprovada por unanimidade .

Sublinha que Variações continua, nos dias de hoje, a ser “um nome acarinhado e recordado com saudade” no panorama musical nacional.

“As letras de algumas das suas canções levam-nos a um imaginário afetuoso e vivo, de uma poética em que nos revemos”, lê-se na proposta, referindo ainda que António Variações “orgulha e envaidece” o concelho, “projecta” o município e “gratifica” as suas gentes.

António Variações nasceu em Fiscal, Amares, a três de dezembro de 1944 e morreu em Lisboa a 13 de Junho de 1984.

A Câmara de Amares decidiu também atribuir a medalha municipal de mérito, grau prata, a Agostinho Domingos, também natural do concelho, que se distinguiu enquanto professor e responsável pela promoção da figura do poeta Sá de Miranda.

“Este ano de 2019, o município de Amares lançou pela primeira vez o prémio literário Francisco de Sá de Miranda e a entrega deste primeiro prémio, no próximo dia 26 de outubro, será também uma boa data para homenagearmos este amarense ilustre”, refere a proposta.

Agostinho Domingos foi ainda vereador na Câmara de Amares e deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República.

“Foi um humanista de grande verticalidade e de uma imensurável cultura cívica. A sua dimensão cívica e humanística fizeram-no ser merecedor do respeito de toda a comunidade de Amares”, acrescenta a proposta, igualmente aprovada por unanimidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+