Tempo
|
A+ / A-

Igreja da Conceição Velha, em Lisboa, acolhe “Pietá”

12 ago, 2019 - 15:00 • Ângela Roque

A exposição do pintor Santiago Belacqua pode ser visitada de 14 de agosto até 30 de setembro, e será acompanhada de dois concertos diários de órgão de tubos do século XVIII.

A+ / A-

Situada numa das zonas de maior procura turística em Lisboa, entre o Campo das Cebolas e o Terreiro do Paço, a igreja da Conceição Velha chama a atenção de quem passa, desde logo pela “imponente fachada de estilo manuelino”, lembra o comunicado enviado à Renascença pelo Departamento de Turismo do Patriarcado de Lisboa, que anuncia o novo projeto cultural que ali vai ser acolhido. Trata-se da exposição “Pietá” de Santiago Belacqua, “o primeiro artista português a ser convidado para expor no Vaticano”.

A exposição, que em 2018 já passou por São Domingos de Benfica, mostra como a arte contemporânea pode ser um “excelente elemento de inspiração cristã”, como foi sublinhado na altura e pode agora ser vista na baixa pombalina.

“Os quadros de inspiração sacra pretendem, segundo o artista bracarense, homenagear ‘Pietá’, a obra-prima de Michelangelo”, explica ainda o comunicado, adiantando que, para além da exposição, a Igreja “vai proporcionar aos seus visitantes a oportunidade única de assistirem a um concerto de órgão de tubos do século XVIII (que se vão realizar duas vezes por dia) no coro alto da igreja”.

A exposição e os concertos são as primeiras atividades culturais que se realizam naquela na Conceição Velha desde que aquela igreja lisboeta está sob a gestão cultural de uma empresa de Braga especializada na gestão, conservação e restauro de património cultural, e que em 2018 também foi responsável pela abertura ao público da Torre da Igreja de Santa Cruz do Castelo, que estava fechada há 30 anos, e que já recebeu mais de 120 mil visitantes.

A inauguração da exposição “Pietá”, seguida de um recital de órgão, está marcada para dia 14 de agosto, às 17h30. Pode ser visitada até 30 de setembro, das 10h00 às 19h00.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+