Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve dos motoristas. Primeiros camiões arrancaram às 8h00, cumprindo os serviços mínimos

12 ago, 2019 - 08:30

Cumprem-se as primeiras hora da greve dos motoristas. As primeiras viaturas a cumprir serviços mínimos saíram às 8h.

A+ / A-
Greve dos motoristas. Primeiros camiões arrancaram às 8h
Greve dos motoristas. Primeiros camiões arrancaram às 8h

Os primeiros camiões arrancaram às 8h00, de Aveiras e Leça da Palmeira, para cumprir os serviços mínimos decretados pelo Governo.

A saída dos veículosb teve forte escolta dos dispositivos policiais da GNR.

A paralisação só será desconvocada quando os patrões apresentarem "uma proposta razoável", dizem os sindicatos, que acusam patrões de subornarem e ameaçarem motoristas para que furem a greve.

Pedro Pardal Henriques, que chegou de trotineta ao piquete de greve em Aveiras de Cima, ao início da madrugada, disse aos jornalistas que a paralisação poderá estender-se até um mês.

Os principais piquetes de greve encontram-se na Companhia Logística de Combustíveis, em Aveiras de Cima, e na Refinaria de Leça da Palmeira, em Matosinhos.

O Governo decretou serviços mínimos entre 50% e 100%, racionou os abastecimentos de combustíveis e declarou crise energética até às 23h59 de 21 de agosto, que implica "medidas excecionais" para minimizar os efeitos da paralisação e garantir o abastecimento de serviços essenciais como forças de segurança e emergência médica.

Num parecer solicitado pelo Governo, o Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR) considera que o executivo "tem direito a fixar serviços mínimos indispensáveis" para satisfazer "necessidades sociais impreteríveis".

Os motoristas reivindicam que a associação patronal Antram cumpra o acordo assinado em maio, que prevê uma progressão salarial.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sem nome
    12 ago, 2019 Daqui 10:21
    O homem que tem o cartaz também devia ser obrigado a trabalhar mesmo quando nao está em greve! (pois!)

Destaques V+