Tempo
|
A+ / A-

Incêndio

Dominado incêndio que cercou o Castelo de Sesimbra

11 ago, 2019 - 17:53 • Redação com Lusa

Imagens partilhadas nas redes sociais revelam uma nuvem de fumo sobre o castelo de Sesimbra.

A+ / A-

Um incêndio que deflagrou esta tarde na encosta do Castelo de Sesimbra, em Setúbal, já está dominado, adiantou fonte da Proteção Civil à Renascença.

O fogo obrigou à retirada de "cerca de 50 pessoas" que se encontravam "a visitar" o monumento, transportadas para "local seguro". De acordo com a Proteção Civil, o alerta para a ocorrência foi dado às 16h38. No local estão 82 operacionais, acompanhados por 24 veículos terrestres e um meio aéreo.

Fonte do Comando Territorial de Setúbal da GNR explicou, em declarações à agência Lusa, que o fogo começou "na zona envolvente ao castelo", onde se encontravam "cerca de 50 pessoas e entre 25 a 30 veículos".

"Tenho a informação de que tanto as pessoas como os veículos já foram retirados, de forma progressiva, para evitar a confusão e, calmamente, foram transportados para um local seguro", explicou.

A mesma fonte esclareceu ainda que, das pessoas retiradas do interior do castelo pela GNR, "ninguém apresentava ferimentos".

"Os meios de combate estão, agora, a proceder às ações de combate ao incêndio", limitou-se a acrescentar a fonte da GNR.

O Castelo de Sesimbra é o último dos castelos portugueses sobre o mar a manter a traça medieval. Foi classificado como Monumento Nacional em 16 de junho de 1910 e reúne vários motivos de interesse.

No seu interior existem duas exposições permanentes sobre a sua história, centro de interpretação do património, igreja e um cemitério desativado.

Imagens partilhadas nas redes sociais revelam uma nuvem de fumo sobre a fortaleza.

[Em atualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+