Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Polícia Marítima portuguesa resgata 70 migrantes ao largo da Grécia

10 ago, 2019 - 23:33

Entre migrantes e refugiados resgatados estão 14 crianças, 26 mulheres e 30 homens.

A+ / A-

A equipa da Polícia Marítima (PM) em missão na Grécia resgatou, entre sexta-feira e sábado, 70 migrantes, entre os quais 14 crianças, 26 mulheres e 30 homens.


Num comunicado publicado na página oficial da Autoridade Marítima Nacional, a Polícia Marítima informa que o primeiro resgate foi efetuado na madrugada de sexta-feira, quando a equipa da Viatura de Vigilância Costeira da Polícia Marítima detetou um bote, pelas 05h17, em frente ao cabo de Karokas.


Os 35 migrantes que se encontravam no bote, dos quais nove crianças, 15 mulheres e 11 homens, foram transferidos para a embarcação da Polícia Marítima e transportados até ao porto de Skala Skamineas, onde desembarcaram em segurança e foram entregues às autoridades gregas.

Durante a madrugada deste sábado, a Polícia Marítima efetuou o segundo resgate, de mais 35 migrantes, dos quais cinco crianças, 11 mulheres e 19 homens, que se encontravam a bordo de um bote detetado pela equipa da Viatura de Vigilância Costeira da Polícia Marítima, entre o cabo de Karokas e Tsonia.

Os migrantes foram transferidos para a embarcação da Polícia Marítima e desembarcaram em Tsonia, em segurança, tendo também sido entregues às autoridades gregas.

Durante estes dois resgates, a Viatura de Vigilância Costeira da Polícia Marítima detetou ainda outros dois botes, um deles na madrugada de sexta-feira, com 50 migrantes e outro na madrugada de hoje, com 47 migrantes, tendo transmitido as coordenadas à guarda costeira grega, que efetuou o resgate, uma vez que os meios e a equipa da Polícia Marítima se encontravam em missão.

Também esta madrugada, a Guarda Nacional Republicana (GNR) resgatou 24 migrantes, no mar Egeu, ao largo da costa grega, ao abrigo da missão da agência europeia Frontex, anunciou aquela força.

As 24 pessoas resgatadas são seis crianças, duas delas recém-nascidas, seis mulheres e 12 homens.

Os militares distribuíram "alimentos e águas aos migrantes, dado que estes apresentavam sinais visíveis de desidratação", antes de os embarcarem e transportarem para o porto de Vathy.

Já na sexta-feira, a GNR tinha prestado socorro a outros 102 migrantes à deriva no mar Egeu, em duas operações distintas.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+