Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Navio "Open Arms" resgata mais 39 migrantes no Mediterrâneo

10 ago, 2019 - 15:59

Barco humanitário aguarda autorização de um país para desembarcar.

A+ / A-

O navio da organização Open Arms resgatou este sábado 39 pessoas no mar Mediterrâneo, que se somam às 121 que já estão bordo do barco há uma semana, à espera de um porto que os recebam. O total de migrantes no navio, neste momento, é de 160.

"Agora 39 pessoas foram resgatadas pela Open Arms em águas internacionais. Enquanto isso, nós permanecemos sem um porto seguro para desembarcar", publicou nas redes sociais o fundador da organização não-governamental espanhola.

Oscar Camps também sublinhou que as autoridades maltesas recusaram-se a permitir que o navio atracasse num porto da ilha para permitir que estes migrantes desembarcasse na totalidade e que só aceitariam os últimos 39.

Richard Gere distribui comida em navio encurralado há sete dias no Mediterrâneo
Richard Gere distribui comida em navio encurralado há sete dias no Mediterrâneo

Por outro lado, o fundador da ONG lamentou que "sérios problemas de segurança no convés" tenham sido gerados, sem dar mais detalhes.

A ONG planeia fazer uma conferência imprensa nas próximas horas do aeroporto na ilha de Lampedusa (sul), no momento em que Itália já avisou que vai multar a organização se a embarcação entrar nas suas águas territoriais.

Na sexta-feira, o navio foi visitado pelo ator norte-americano Richard Gere, casado com a empresária espanhola Alejandra Silva, que levou provisões para os migrantes e a tripulação.

Richard Gere chegou da ilha de Lampedusa e, uma vez a bordo do navio humanitário, explicou que todos estavam "bem" e defendeu o trabalho de resgate da organização espanhola.

O navio aguarda desde a semana passada perto de Lampedusa, em águas internacionais, a atribuição de um porto seguro para salvaguardar os imigrantes, no total 160, entre os quais há pelo menos quatro menores e três mulheres grávidas, resgatados em três operações diferentes.

Ao mesmo tempo, as organizações Médicos Sem Fronteiras (MSF) e a SOS Mediterránee informaram na sexta-feira que o barco de resgate marítimo Ocean Viking ajudou 85 pessoas, quatro delas crianças, a poucos quilómetros da costa da Líbia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+