Tempo
|
A+ / A-

​Falta de técnicos do INEM pára ambulâncias. “É diário e frequente”

09 ago, 2019 - 17:41 • Pedro Mesquita , Cristina Nascimento

Sindicatos dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar alertam para atrasos significativos na assistência médica.

A+ / A-

A falta de técnicos de emergência hospitalar está a parar ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) em todo o país. A denúncia parte do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH), citado esta sexta-feira pelo “Jornal de Notícias”.

Só no mês passado, por exemplo, no Porto, em cinco dias estiveram paradas mais de metade das nove viaturas, ficando o socorro assegurado por bombeiros e Cruz Vermelha.

Em declarações à Renascença, Pedro Moreira, presidente do sindicato, garante que o cenário repete-se a um ritmo “diário e frequente”.

“Isto diariamente oscila, mas é diário e frequente a nível nacional a existência de ambulâncias fechadas por falta de técnicos”, garante.

Nestas declarações à Renascença Pedro Moreira assegura que não tem conhecimentos de casos em que a assistência tenha falhado por completo, mas alude a um caso em que a ambulância demorou mais de meia hora a chegar.

“Sem assistência em concreto, não temos conhecimento, mas ainda muito recentemente foi noticiado o facto de um deputado na Assembleia da República ter tido um episódio de dor torácica e ficou mais de 30 minutos à espera de uma ambulância”, exemplifica.

“Estas ambulâncias estando fechadas, o INEM fica obrigado a procurar alternativas mais afastadas e, consequentemente, com um aumento do tempo de chegada das ambulâncias ao local”, remata.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo Anastacio
    09 ago, 2019 Leiria 21:52
    A gerigonça no seu maior..............Coitados de nós Portugueses............

Destaques V+