Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Viseu

Feira de São Mateus aposta na ecologia e segurança

08 ago, 2019 - 07:50 • Liliana Carona

627.ª edição, que apresenta várias novidades, entre as quais os "Noivos de São Mateus", decorre até 15 de setembro.

A+ / A-

Videovigilância e a abolição de talheres de plástico são algumas das novidades na Feira de São Mateus de Viseu, que arranca esta quinta-feira à noite e se prolonga até 15 de setembro. Com 627 anos, é a feira com mais tradição na Península Ibérica e apresenta este ano 90 novos stands.

Os novos stands permitem uma remodelação dos espaços de artesanato e de outras áreas, “com o regresso de alguns expositores emblemáticos, como o Licor Beirão e Sumol”, explica o presidente da Câmara de Viseu.

O autarca Almeida Henriques anuncia que além dos copos de plástico, também os talheres de plástico também ficam de fora do recinto.

Além da aposta na vertente da ecologia, Almeida Henriques quer garantir a segurança do espaço. “Um certame em que investimos 250 mil euros em segurança não poderia deixar de ter sistema de videovigilância”, revela o autarca, lembrando que por lá passam de 1 milhão e 200 mil pessoas.

O evento representa 82 milhões de euros para a região. “São mil pessoas que estão a trabalhar ali, o orçamento é superior a dois milhões de euros, e as contas estão feitas para a feira dar lucro”, contabiliza.

Cinco semanas de programação variada e que tem pela primeira vez, no dia 15 de agosto, os primeiros “Noivos de São Mateus”. Natércia e Rodrigo, vão celebrar o casamento no recinto. “Como não tínhamos possibilidades, aproveitámos a oportunidade e inscrevemo-nos”, conta Natércia.

Novidade é também a primeira sobremesa oficial da feira, criada pelo chef Diogo Rocha, que une os sabores das tílias do Rossio às avelãs de Viseu e da maçã Bravo-de-Esmolfe.

A abertura da feira, esta quinta-feira à noite, recorre a nomes da cidade de Viriato: Mara Pedro e Galo Cant’às Duas.

Ludmilla, Natiruts e Gipsy Kings protagonizam os três grandes concertos internacionais do cartaz de 2019. A estes juntam-se nomes nacionais como o recordista da edição de 2018, Richie Campbell, as bandas Xutos & Pontapés e UHF, Pedro Abrunhosa, David Carreira, Átoa, Fernando Daniel, Badoxa, Piruka e Jimmy P, entre outros.

Veja o programa completo

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+