Tempo
|
A+ / A-

Coletes amarelos juntam-se à greve dos motoristas e marcam protesto para dia 12

08 ago, 2019 - 09:14 • Redação

O objetivo é fazerem uma marcha lenta na ponte 25 de abril e na A1, além de uma manifestação no Parlamento.

A+ / A-

O Governo foi alertado para o facto de o movimento dos coletes amarelos ir promover um protesto no dia do arranque da greve dos motoristas, na próxima segunda-feira, dia 12 de agosto.

O objetivo é fazerem uma marcha lenta na ponte 25 de abril e na A1 e ainda um buzinão frente à Assembleia da República.

Segundo noticia o jornal “Eco”, o país pode ser confrontado com um bloqueio da ponte 25 de Abril, uma marcha lenta nas autoestradas que ligam Lisboa ao Porto (A1) e Lisboa ao Algarve (A2) e, ainda, um buzinão em frente ao Parlamento.

O aviso foi dado terça-feira na reunião semanal do Centro de Coordenação Operacional Nacional, que decorreu na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide.

Nas redes sociais, o movimento dos coletes amarelos já deu as coordenadas para a ação de protesto. Neste momento, segundo a página de Facebook do movimento, estão inscritas 29 pessoas para o protesto.

A paralisação começa na próxima segunda-feira, 12 de agosto, e não tem data para terminar.

O Governo anunciou esta quarta-feira serviços mínimos entre 50% e 100% para a greve dos motoristas de matérias perigosas e de mercadorias.

Entre outras medidas conta-se a constituição de uma rede de abastecimento de emergência (REPA), com 320 postos abertos ao público em geral, em que o volume máximo de abastecimento será de 15 litros. Há também a possibilidade de convocar funcionários públicos (como os militares) ou privados que tenham a devida habilitação para apoiar as operações de abastecimento de combustíveis que venham a ser necessárias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    08 ago, 2019 Lisboa 12:09
    Nem a greve dos motoristas tem o apoio da população, nem há por cá qualquer tradição de Sociedade Civil Organizada e atenta. Quero com isto dizer que se tiverem tanta gente como a que tiveram na última iniciativa que lançaram, o governo encara essa acção com um sorriso ...

Destaques V+