Tempo
|
A+ / A-

Afeganistão

Ataque talibã em Cabul faz 14 mortos e 145 feridos

07 ago, 2019 - 14:34 • Agência Lusa

Dez dos 14 mortos são civis, bem como 92 dos feridos.

A+ / A-

Pelo menos 14 pessoas morreram e 145 ficaram feridas esta quarta-feira num ataque reivindicado pelos Talibãs com recurso a um carro armadilhado. O atentado teve como alvo um posto policial no oeste de Cabul, anunciaram as autoridades.

O ataque ocorreu por volta das 09h00 locais (05h30 da madrugada em Lisboa), no oeste da capital afegã, com a detonação de "um veículo carregado de explosivos" na "entrada do posto da polícia", explicou o porta-voz do Ministério do Interior, Nasrat Rahimi.

A mesma fonte indicou ainda que dez dos 14 mortos são civis, assim como 92 dos feridos.

Um primeiro balanço relatou pelo menos 95 feridos, "a maioria mulheres e crianças" que foram transferidos para os hospitais de Cabul, segundo o porta-voz do Ministério da Saúde, Wahidullah Mayar.

Na área onde ocorreu a explosão está também localizada uma escola militar.

O porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, justificou o ataque numa mensagem na sua conta oficial na rede social Twitter, explicando que o objetivo do ataque "suicida" era "um centro de recrutamento perto da esquadra da polícia".

Segundo Mujahid, "dezenas de polícias e soldados morreram".

O atentado terrorista ocorreu depois de pelo menos cinco polícias terem morrido na terça-feira após a detonação de um artefacto colocado numa bicicleta, à passagem de um veículo do Departamento de Luta contra o Narcotráfico no noroeste de Cabul.

Os ataques coincidem com a oitava ronda de negociações de paz entre representantes dos Estados Unidos e dos talibãs no Qatar, em busca de um acordo que ponha fim a duas décadas de guerra.

Apesar das conversações, a violência continua por todo o país, com ataques constantes, incluindo atentados na capital afegã com dezenas de mortos, situação que a ONU relacionou com a tentativa das partes de reforçarem as suas posições para negociarem nos termos mais favoráveis um acordo de paz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+