Tempo
|
A+ / A-

Desporto adaptado. Novo campeão do mundo de juniores de lançamento de peso é português

06 ago, 2019 - 11:53 • Liliana Carona

Portugal conquistou cinco medalhas no desporto adaptado, no Campeonato do Mundo de Atletismo de Juniores WPA. A Renascença acompanhou a chegada dos campeões.

A+ / A-

Miguel Monteiro sagrou-se campeão do mundo de lançamento de peso no campeonato que decorreu em Nottwil, na Suíça. Solange Martins é a nova vice-campeã do mundo de 1.500 metros.

Os dois jovens, naturais de Mangualde, pertencem à equipa de cinco medalhados portugueses neste campeonato de atletismo em desporto adaptado, que decorreu entre 1 e 4 de agosto, na Suíça.

Miguel Monteiro tem 18 anos. Conquistou a medalha de ouro no lançamento do peso F40, vertente para atletas com nanismo. Solange Martins tem 13 anos e é medalha de prata nos 1500m T20 (deficiência intlectual). Chegaram na segunda-feira à sua terra natal, onde os aguardavam muitos amigos e familiares.

“Não são campeões de Mangualde, são campeões do mundo”, defende Duarte Amaral, de 78 anos, que esperou até às 22h00 para abraçar os atletas da sua terra.

Apesar do notório apoio local, a mãe de Miguel, Isabel Marques (48 anos) refere que o filho não teve o destaque mediático que gostaria de ver.

“Já estamos habituados. Campeão do mundo, mas este domingo só se falou de futebol. Contamos com o apoio local, dos amigos, mas a nível nacional nada. Tivemos uma mensagem do secretário de Estado do Desporto, que é de Viseu. Já não é mau”, lamenta, em declarações à Renascença.

Os atletas da Casa do Povo de Mangualde desceram da carruagem acompanhados do treinador João Amaral, de 64 anos, que elogiou o seu desempenho.

“Com dois atletas tão jovens e com estes dois títulos é uma enorme felicidade”, assume o treinador. Já o atleta paralímpico Miguel Monteiro, habituado a ouvir o hino lusitano além-fronteiras, confessa que “não estava à espera de ver tanta gente na estação. Estes são realmente os grandes amigos”.

Solange Martins foi uma estreante nestas provas e uma surpresa. “Sinto-me feliz. É a primeira vez que participo e é uma recordação que vou levar para toda a vida”, considera a vice-campeã.

Rita Fernandes, 35 anos, fisioterapeuta dos atletas também quis aplaudir os campeões. “Eles têm poucas lesões, não trabalho muito, felizmente; têm boa preparação física”, enaltece.

Com mais ou menos público, com maior ou menor mediatismo, o que interessa é que a festa aconteceu e continuou pela noite dentro. “O Miguel tem 18 anos já pode beber”, sorri a mãe.

A Delegação Portuguesa ao Campeonato do Mundo de Atletismo de Juniores World Para Athletics (WPA) que decorreu em Nottwil, Suíça, chegou na segunda-feira ao aeroporto de Lisboa com cinco medalhas conquistadas: duas de ouro e três de prata.

Rafael Neto, da Associação Jorge Pina (Lisboa), esteve em grande destaque ao conquistar três medalhas – uma de ouro e duas de prata – nas provas dos 200m, 100m e 400m T51-T54 (sequelas de poliomielite, lesões medulares e amputações).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+