Tempo
|
A+ / A-

Brasil

Criminosos “vão morrer na rua como baratas”, diz Bolsonaro

06 ago, 2019 - 20:14 • Redação

Presidente brasileiro proferiu frase no âmbito da defesa de um projeto de lei que pretende dar mais liberdade à polícia para usar armas de fogo.

A+ / A-

“Os caras vão morrer na rua igual barata. E tem que ser assim.” As frases são de Jair Bolsonaro, numa entrevista à jornalista Leda Nagle, e são uma espécie de tiro de partida para a luta que o Presidente do Brasil vai empreender nos próximos meses para que seja aprovada a ampliação do âmbito do “excludente de ilicitude”.

Do que se trata? É um artigo do código penal brasileiro, que permite que um ato geralmente considerado criminoso não seja punido. Por exemplo, um ato violento em estado de necessidade ou de legítima defesa. Bolsonaro anunciou na entrevista que vai apresentar um projeto de lei para impedir a punição de agentes da polícia e cidadãos que atirem contra criminosos para defender as suas vidas e propriedades.

“O bandido tem mais direito do que o cidadão de bem. Eu estou mandando um projeto [para o Congresso], que vai ter dificuldade de ser aprovado, mas não tem outra alternativa. Em operação, o pessoal tem que usar aquela máquina que tem na cintura, ir para casa e no dia seguinte ser condecorado, não processado”, declarou.

Bolsonaro congratulou-se com uma queda de 24% das mortes violentas no Brasil no primeiro trimestre do ano, relativamente a 2018. Considerou que ele próprio e o ministro da Justiça, Sérgio Moro, estão a dar um “exemplo” e contribuíram para essa queda.

Vários ativistas e rivais políticos contestam os números apresentados pelo Presidente e consideram que estas declarações podem aumentar a violência policial. Por exemplo, no primeiro semestre deste ano, só em São Paulo, a Secretaria da Segurança Pública contabilizou 414 homicídios por parte de polícias militares. Em 2018 ocorreram 397 mortes, menos 17.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+