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Estado

Concurso para recrutar mil técnicos superiores teve mais de 18 mil candidaturas

05 ago, 2019 - 17:44 • Agência Lusa

Governo pretende criar uma reserva de recrutamento para a carreira geral de técnico superior em diferentes áreas.

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O concurso para recrutamento centralizado de mil técnicos superiores, lançado pelo Governo em julho, recebeu um total de 18.245 candidaturas, de acordo com dados preliminares divulgados esta segunda-feira pelo Ministério das Finanças.

Com este processo de recrutamento para a administração central, o Governo pretende criar uma reserva de recrutamento para a carreira geral de técnico superior em diferentes áreas, nomeadamente, jurídica; económico-financeira; planeamento, controlo e avaliação; relações internacionais e ciência política; e estatística.

Segundo os dados do Ministério das Finanças, entre o total de candidaturas recebidas, houve 6.903 para a área de planeamento, controlo e avaliação, 4.872 para a área económico-financeira e 3.413 para a jurídica.

Nos 15 dias úteis em que o processo de submissão de candidaturas decorreu, e que terminou em 30 de julho, foram ainda entregues 2.272 candidaturas para a área de relações internacionais e ciência política e de 785 para a de estatística.

“Durante o mês de agosto decorre a validação das candidaturas, seguindo-se, ao longo dos próximos meses, a notificação aos interessados e a respetiva audiência, assim como a realização das provas de conhecimentos”, refere o Ministério das Finanças em comunicado.

Depois desta fase, em que os requisitos dos vários candidatos serão verificados, os que tiverem aproveitamento serão sujeitos à realização de provas de avaliação psicológica, tendo em vista a constituição da reserva de recrutamento na entidade centralizada (“bolsa”), que vigorará pelo prazo de 24 meses.

Após a conclusão desta fase de criação de uma “bolsa” de recrutamento, o processo avançará para a fase do procedimento de oferta de colocação dos candidatos em posto de trabalho, sendo este canalizados para os serviços identificados e autorizados a recrutar nas áreas colocadas a concurso.

“As vagas para cada serviço serão previamente autorizadas por serviço e publicitadas no início desta segunda fase”, precisa o ministério tutelado por Mário Centeno.

Ao longo de cada momento do procedimento, o INA - Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas irá divulgando, no seu ‘site’ e na Bolsa de Emprego Público, informação atualizada.

“Com este procedimento o Governo reforça o processo de rejuvenescimento e robustecimento das qualificações na Administração Pública, procurando garantir, atempadamente, a transferência, para novas gerações de trabalhadores, dos conhecimentos dos atuais trabalhadores em funções públicas, ao mesmo tempo que promove o emprego com qualidade e sem precariedade, proporcionando aos mais jovens uma estabilidade profissional que seja motivadora e permita alavancar a qualidade do funcionamento dos serviços públicos, refere o mesmo documento.


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