Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Barbaridades na Amazónia

05 ago, 2019 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


O que se passa na Amazónia é um desastre ecológico e humano. Mas são apoiantes de Bolsonaro os que destroem a floresta e expulsam violentamente os povos indígenas.

O presidente Bolsonaro demitiu o diretor do organismo que mede a desflorestação na Amazónia. Este organismo informou que no último ano esta imensa zona verde perdeu quase seis mil quilómetros de área florestal e que o ritmo de desflorestação aumentou 40%. Bolsonaro considerou estes dados “mentirosos” e acusou aquele alto funcionário de estar ao serviço de uma ONG estrangeira.

Na Amazónia encontra-se 40% da área mundial de floresta tropical. Por enquanto, uma vez que desde os anos 70 do século passado a floresta amazónica perdeu quase 800 mil quilómetros quadrados. Agora, a desflorestação acelera-se, com a bênção de Bolsonaro.

Assim, aumenta a liberdade dos garimpeiros, que ali procuram ouro e outros minerais. O que não é geralmente legal, mas isso nada preocupa o presidente do Brasil. Bolsonaro só não abandonou o acordo de Paris, seguindo os EUA de Trump, por pressão da ministra da Agricultura, Teresa Cristina, que não deve ficar muito tempo no cargo.

Os responsáveis pela desflorestação amazónica são, naturalmente, apoiantes de Bolsonaro, que nunca escondeu que os iria proteger. Incluindo os que – e não são poucos – expulsam ilegalmente e com brutal violência, incluindo o assassínio, os povos indígenas que ainda restam na Amazónia. O ministro do Ambiente, Ricardo Salles, afirma que o papel do Estado na Amazónia “é proteger os direitos de propriedade dos latifundiários”.

É um desastre ecológico e humano o que se passa na Amazónia. Na linha de Trump, que não acredita nas alterações climáticas e tem como lema “America first”, Bolsonaro tentou defender-se dizendo que a Amazónia pertence ao Brasil.

Mas os efeitos da desflorestação daquela enorme zona agravam os problemas climáticos noutras zonas do Brasil, intensificando as secas, os furacões e as enxurradas. E aumenta a emissão de gases de estufa para a atmosfera, prejudicando o resto do mundo. Se a situação não se alterar (o que não parece provável) é bem possível que o recente acordo entre o Mercosul e a União Europeia não seja ratificado por alguns países europeus, como a França.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Claudomiro M. Ribeir
    06 ago, 2019 Rio Verde - Goiás 14:20
    Entendo a preocupação mundial relacionada a Floresta Amazônica, acontece que o Brasil é um dos campeões mundiais em preservação ambiental, tudo o que produzimos de alimentos, utiliza aproximadamente 30% do território nacional. Se somarmos o que é utilizado para a agricultura e o que se ocupa com a agropecuária não chega a 31% do nosso território. Os agricultores são, por lei, obrigados a preservar e conservar aproximadamente 40% do seu território. Bancam com recursos próprio a conservação de grandes áreas, que beneficiam o mundo. Os países com desenvolvidos, incluindo muitos europeus, destruíram toda as suas florestas, enriqueceram e agora querem a custo zero que o Brasil preserve a Amazônia. Concordo com a ideia da preservação da Amazônia nos moldes que a comunidade intencional deseja, desde que haja uma remuneração justa para o Brasil. A floresta amazônica e seus benefícios são valiosos para, certo, então tem que ser valiosa também para a Nação Brasileira. Quem em pleno gozo do seu juízo, tem uma preciosidade nas mãos e deixa o mundo todo desfrutar desta, sem a devida remuneração? Funciona assim no mundo todo, exemplos: o brasileiro para observar as obras que estão nos museus europeus, via de regra, tem que pagar, correto? Nada mais justo do que se pagar para respirar um ar mais puro, ter um clima mais ameno, etc. Não acham?