Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quase 600 bombeiros no fogo de Tomar. "Vamos ter uma noite muito trabalhosa"

03 ago, 2019 - 17:38 • Redação com Lusa

Não há povoações em risco, mas chamas já passaram do concelho de Tomar para o de Abrantes e Constância.

A+ / A-

Um incêndio florestal deflagrou este sábado, pelas 16h10, em Tomar, no distrito de Santarém, mobilizando quase 600 bombeiros, segundo informação da Proteção Civil.

O fogo mantém duas frentes ativas o que leva o Comando Nacional de Operações de Socorro a prever que as próximas horas vão ser "de muito trabalho". "Vão ser empenhados meios pesados, máquinas de rasto, para auxiliar a progressão dos meios de combate. Seguramente, vamos ter uma noite muito trabalhosa", refere o comandante Pedro Araújo.

Pelas 02h19, o combate às chamas estava a ser assegurado por "571 operacionais", auxiliados por 165 meios terrestres, de acordo com Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Em declarações à Renascença, Pedro Araújo refere que "os trabalhos estão a evoluir favoravelmente, associado à diminuição do vento e aumento da humidade relativa do ar", o que permitiu dominar o fogo em "parte significativa do perímetro". Ainda assim, ressalva o comandante, há "muitos pontos quentes" o que poderá dar origem a reacendimentos nas próximas horas.

A lavrar numa zona de "povoamento florestal", o incêndio deflagrou, pelas 16h10, na localidade de Contraste, na freguesia de São Pedro de Tomar, no concelho de Tomar, refere a ANEPC, na sua página na Internet. A mesma fonte do Comando Nacional de Operações de Socorro explica que as chamas já transpuseram o Rio Zêzere, passando do concelho de Tomar para Abrantes e também já chegaram a Constância.

A mesma fonte indica que o fogo mantém duas frentes ativas e que já passou próximo de algumas localidades, entre as quais Martinchel, mas que "não há registo de danos".

No teatro de operações, um bombeiro ficou ferido, sem gravidade, e um carro de bombeiros ficou parcialmente destruído. Também no âmbito do combate, um avião teve que amarar, devido a uma avaria mecânica. Há ainda registo de mais três bombeiros e um civil que necessitaram de assistência no local do fogo.

[notícia atualizada às 02h24]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+