Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estocolmo

Juiz sueco ordena libertação do rapper A$AP Rocky

02 ago, 2019 - 18:25 • Redação

O cantor norte-americano vai aguardar pela sentença nos EUA. A sua detenção há um mês gerou uma acesa troca de palavras entre os Governos sueco e norte-americano.

A+ / A-
“Desiludido” com a Suécia, Trump exige libertação do rapper A$AP Rocky
Vídeo: Joana Gonçalves/RR

O juiz sueco a cargo do processo contra A$AP Rocky ordenou esta sexta-feira que o rapper norte-americano seja libertado de imediato até à leitura da sentença.

O artista nova-iorquino envolveu-se numa rixa, no final de junho, em Estocolmo e foi detido no dia 3 de julho sob acusações de agressão e ofensa à integridade física.

Rakim Mayers, nome de batismo de A$AP Rocky, estava em prisão preventiva há quase um mês, desde o dia 5 de julho, juntamente com dois amigos com quem tinha viajado até Estocolmo.

A sua detenção gerou uma onda de apoio nas redes sociais e reações de vários artistas e do Presidente dos EUA, Donald Trump, que num de vários tweets criticou o Governo sueco por não libertar o rapper.

"Estou muito dececionado com o primeiro-ministro [sueco] Stegan Lövfen por não fazer nada", escreveu Trump no Twitter a 25 de julho. "A Suécia desiludiu a nossa comunidade afroamericana. Vi as gravações do [incidente que envolveu] A$AP Rocky e ele estava a ser perseguido e incomodado por arruaceiros. Tratem os americanos de forma justa! #FreeRocky."

Em resposta à acusação, Lövfen destacou que os tribunais da Suécia "são independentes", pelo que a classe política não pode nem deve interceder em quaisquer casos judiciais.

O veredito no processo contra A$AP Rocky será anunciado a 14 de agosto, informou hoje o juiz Per Lennerbrant, no terceiro e último dia do julgamento.

O Presidente dos EUA já reagiu à decisão do juiz Lennerbrant. No Twitter, confirmou a libertação de A$AP e garantiu que o rapper "já está a caminho dos EUA".

"O A$AP Rocky foi libertado da prisão e vem a caminho da Suécia para os Estados Unidos. Foi uma semana atribulada, chega depressa A$AP!"

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+