Tempo
|
A+ / A-

Moçambique

Chissano avisa. “É preciso alimentar a planta da paz”

01 ago, 2019 - 14:46 • Pedro Mesquita

O ex-Presidente de Moçambique fala numa grande alegria para todos os moçambicanos, só possível devido ao aumento da maturidade das forças vivas do país.

A+ / A-

O antigo Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, saúda o acordo de cessação de hostilidade que foi firmado entre o seu sucessor Filipe Nyusi e o líder da Renamo, esta quinta-feira.

Entrevistado pela Renascença, Chissano fala num dia de alegria. “É um dia de alegria para qualquer moçambicano, porque assinou-se um acordo para calar as armas para sempre. É o culminar de um trabalho que foi feito durante muitos anos.”

Chissano foi o primeiro chefe de Estado moçambicano a assinar um acordo de paz naquele país lusófono, mas tanto da primeira como da segunda vez a violência acabou por regressar. Agora, espera, será diferente.

“Penso que a maturidade das forças vivas do país foi crescendo, desde que nós começámos o trabalho. Ganharam maturidade para dialogar e para assumir compromissos.”

“Da parte da Renamo vemos um crescimento moral e uma nova postura. Mas também da parte dos governantes há uma nova consciência das coisas, uma maneira de abordar os outros, uma aceitação”, diz o ex-líder.

Agora, considera Chissano, o mais difícil já está feito, mas é preciso continuar a alimentar o processo, para que não seque, diz.

“Sempre dissemos que o mais difícil era conquistar a confiança mútua. Já existe bastante para se ter chegado onde se chegou, mas é algo que tem de continuar a ser criado.”

“Não sei se é à terceira que é de vez, mas isto tem de ser alimentado nunca se deve confiar demasiado, é preciso alimentar. O diálogo deve continuar para a verdadeira reconciliação, tanto nas bases como nas cúpulas dos diferentes partidos.”

“É necessária a intervenção de todos para alimentar essa paz. É preciso trabalhar para que a paz seja permanente, tem de ser alimentada, é como uma planta, seca quando não há chuva regular. É preciso alimentar a planta da paz”, conclui.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+