Tempo
|
A+ / A-

​Bruxelas investe 68 milhões na linha do Minho ​

01 ago, 2019 - 19:24 • Sandra Afonso

O objetivo é modernizar 92 quilómetros da linha ferroviária entre Nine e Valença, junto à fronteira com Espanha, através dos Fundos de Coesão.

A+ / A-

Estes 68 milhões de euros vão reforçar o conforto, segurança e fiabilidade da linha. Mas não só: o projeto prevê também reduzir o tempo de viajem nos comboios internacionais em 10 minutos e reforçar o transporte intermodal com ligações importantes como o Porto de Leixões, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e plataformas logísticas.

Este projeto está inserido no corredor ferroviário Porto-Valença-Espanha e, segundo o comissário Carlos Moedas, “vai reforçar a conectividade de Portugal com o resto da Europa, ao longo da costa atlântica”.

Para além de se promover a transição para um transporte mais respeitador do ambiente, passageiros e empresas “vão beneficiar de melhores ligações com a região espanhola da Galiza e de uma maior mobilidade no Grande Porto”.

Esta é a segunda fase de um projeto de coesão no valor global de 125 milhões de euros. O troço ferroviário deverá estar operacional em 2021.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+