Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incompatibilidades

Secretário de Estado tem de se demitir. "Nem sequer é discutível"

30 jul, 2019 - 10:46 • Redação

Presidente da Associação Transparência e Integridade explica na Renascença que, a confirmar-se a prestação de serviços ao Estado por parte do filho do secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves terá de se demitir.

A+ / A-

Veja também:


O secretário de Estado da Proteção Civil poderá mesmo ter de apresentar a demissão. A lei das incompatibilidades impede que a família direta de um titular de cargo político de prestar bens ou serviços ao Estado, explica à Renascença o presidente da Associação Transparência e Integridade.

“Familiar direto, que é o caso de um filho, está impedido de celebrar contrato com o Estado”, afirma João Paulo Batalha.

“Também é claríssima a lei em relação às consequências disso e o secretário de Estado tem como pena a demissão. Isto não é uma apreciação política, é uma leitura literal da lei. A lei diz: a demissão é o resultado e, portanto, isto nem sequer é discutível”, reforça.

João Paulo Batalha admite que não tenha havido intenções de favorecimento, mas chama a atenção para outros contratos que tenham de ser analisados.

“O secretário de Estado usa o cargo para dar contratos a empresas que correspondem ao seu círculo clientelar em Arouca e na região e isso, obviamente, também merece uma apreciação cuidada, porque estamos aqui a falar de outro tipo de violações da lei”, defende.

A notícia vem no “Jornal de Notícias” e no “Observador” desta terça-feira, segundo os quais estão em causa dois contratos celebrados por concurso público e um por ajuste direto com a Universidade do Porto e a Câmara de Vila Franca de Xira.

José Artur Neves alega, por outro lado, desconhecer “a existência de qualquer incompatibilidade neste domínio”, bem como “a celebração de tais contratos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rui manuel almeida
    31 jul, 2019 14:23
    só os podemos por todos a andar no dia 6 de Outubro até lá vão mamar o quanto podem Cambada de xuxalistas rua .

Destaques V+