Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova polémica. Filho do secretário de Estado da Proteção Civil fez contratos com o Estado

30 jul, 2019 - 06:52 • Redação

Segundo a lei das incompatibilidades, a família direta de um titular de cargo político não pode prestar bens ou serviços ao Estado.

A+ / A-

O filho do secretário de Estado da Proteção Civil celebrou, pelo menos, três contratos com o Estado, depois de o pai, José Artur Neves, assumir funções governativas.

Segundo noticiam o “Observador” e o “Jornal de Notícias”, Nuno Neves é sócio de uma empresa que celebrou contratos com a Universidade do Porto e a Câmara de Vila Franca de Xira, dois deles por concurso público e um por ajuste directo.

Segundo a lei das incompatibilidades, a família direta de um titular de cargo político não pode prestar bens ou serviços ao Estado.

Ao “Observador”, o secretário de Estado disse desconhecer “a existência de qualquer incompatibilidade neste domínio”, como desconhecer “também a celebração de tais contratos”.

Caso tal se verifique, o governante terá de se demitir. Se não o fizer, escreve o “JN”, o Ministério Público é obrigado a mover um processo de destituição junto do Tribunal Constitucional.

Esta nova polémica surge numa altura em que a Secretaria de Estado está envolvida na polémica relacionada com os kits de autoproteção contra incêndios no âmbito do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” que já levou à demissão do seu adjunto Francisco Ferreira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+