Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Etiópia planta 350 milhões de árvores num dia para combater alterações climáticas

29 jul, 2019 - 21:39 • Redação

O plano é plantar no total 4.000 milhões este verão. O objetivo é contrariar os efeitos do aquecimento global e da desflorestação.

A+ / A-

A Etiópia plantou cerca de 350 milhões de árvores em 12 horas para combater as alterações climáticas e desflorestação, segundo anunciou o ministro da Inovação e Tecnologia daquele país, Getahun Mekuria, no Twitter.

A plantação faz parte de uma iniciativa chamada #GreenLeagacy ("Legado Verde"), que visa plantar 4.000 milhões de árvores na Etiópia este verão. Cada cidadão é encorajado a plantar, pelo menos, 40 árvores.

O objetivo é contrariar os efeitos da desflorestação e das alterações climáticas, num país que tem tendência para as cheias.

No início do século XX, as árvores ocupavam cerca de 35% do território. Atualmente, apenas 4% do país tem floresta, segundo as Nações Unidas.

O recorde para mais árvores plantadas num só dia era detido pela Índia, que em 2016 plantou cerca de 50 milhões.

Também no Twitter, o governo divulgou um vídeo de campanha onde é possível ver o próprio primeiro-ministro a plantar árvores. Há ainda vídeos e imagens que mostram centenas de pessoas a deslocarem-se para os locais das plantações ao longo dos últimos dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nuno Santos
    31 jul, 2019 Ponte de Lima 15:22
    No fundo acho que somos todos preguiçosos, egoístas e irresponsáveis pois nem uma árvore por ano plantamos. Se cada português plantasse 10 árvores por ano, teríamos 100 milhões de árvores. Se repetíssemos o gesto durante 10 anos, voltaríamos a ter uma verdadeira floresta em Portugal em pouco tempo. Eu já comecei! Quem é que se quer juntar?
  • Joana
    30 jul, 2019 Coimbra 15:56
    Acho que está na altura de Portugal começar a ter estas atitudes. É muito fácil criticar os fogos quando os próprios políticos não atacam o problema fundamental da situação. Não são beijinhos de solidariedade do Presidente que nos vão ajudar a recuperar a flora do nosso país. O problema tem que ser visto como um crime e algo planeado por bandidos do país. Fogos destas dimensões não começam sozinhos. Está na altura de ter vigilância nas florestas de Portugal e que sejam limpas com regularidade. Os políticos não são extraterrestres mas sim fruto da sociedade em que se vive. É importante que todos nós votemos para um futuro melhor. Se acharem que daqui a uns dez anos ainda existirá oxigénio, comida e água suficiente para sustentar toda a humanidade estão infelizmente muito enganados. Os dados da IPCC são claros. Se não acreditam nas pessoas, ao menos baseiem os vossos argumentos em factos verídicos e fundamentados em ciência clara e pura. Está na hora de agir.

Destaques V+