Tempo
|
A+ / A-

Depois do Brexit, Boris e Trump prometem "aprofundar as relações económicas bilaterais"

30 jul, 2019 - 00:07 • Redação com Lusa

O Reino Unido tinha previsto ter saído da União Europeia a 29 de março passado, mas Theresa May acordou com Bruxelas uma extensão até 31 de outubro.

A+ / A-

O Presidente norte-americano, Donald Trump, acordou com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, "aprofundar e expandir imediatamente as relações económicas bilaterais" para depois da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), informou segunda-feira a Casa Branca.

Os dois líderes, na sua "primeira comunicação oficial" desde que Johnson assumiu o cargo, a 24 de julho, analisaram "a importância de continuar a aprofundar a relação especial entre os Estados Unidos e o Reino Unido", indicou a breve nota presidencial. "Em especial, acordaram aprofundar e expandir de maneira imediata as relações económicas bilaterais depois da saída do Reino Unido da União Europeia [Brexit]", adianta o comunicado.

No primeiro discurso depois de assumir funções, Johnson, que substituiu Theresa May, reiterou como prioridade concretizar "a todo o custo" o Brexit a 31 de outubro.

Johnson, de 55 anos e que acedeu à chefia do Governo britânico depois de ganhar eleições internas no Partido Conservador, sublinhou este fim de semana que, se no final não for possível chegar a um novo acordo com a UE, o Reino Unido abandonará o bloco na mesma.

O Reino Unido tinha previsto ter saído da UE a 29 de março passado, mas May acordou com Bruxelas uma extensão até 31 de outubro.

Por outro lado, Trump aplaudiu a eleição do polémico político e antigo "mayor" de Londres, ao sublinhar que é conhecido como "o Trump britânico" e assegurar que "isso é o que o Reino Unido precisa".

O mandatário norte-americano foi muito crítico com a antecessora de Johnson, a quem acusou de ser pouco hábil na hora de negociar a saída do Reino Unido do bloco europeu e de ter deixado o país num "desastre".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+