Tempo
|
A+ / A-

Brasil

Amazónia. ONU condena morte de líder indígena, Bolsonaro diz que índios são vistos como "animais de zoológico"

29 jul, 2019 - 22:02 • Redação com Lusa

Emyra Waiãpi foi morto durante uma invasão de garimpeiros à aldeia de Mariry, no estado do Amapá. Chefe das Nações Unidas para Direitos Humanos pede ao Presidente brasileiro que "impeça a invasão de territórios indígenas".

A+ / A-

Leia também:


O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACDH) da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou esta segunda-feira o assassínio de um líder indígena no Amapá, no norte do Brasil, que foi alegadamente provocado por garimpeiros.

Emyra Waiãpi, da etnia Waiãpi, foi morto na semana passada durante uma invasão de garimpeiros à aldeia de Mariry, no estado do Amapá, segundo relatos dos próprios indígenas às autoridades do país e à Fundação Nacional do Índio (Funai).

Segundo um comunicado do ACDH assinado pela chefe do órgão, Michele Bachelet, o crime seria "um sintoma preocupante do crescente problema de invasão de terras indígenas, particularmente das florestas, por mineiros, madeireiros e fazendeiros no Brasil". "A política proposta pelo Governo brasileiro de abrir mais áreas da Amazónia para a mineração provavelmente levará a incidentes violentos, intimidação e assassinatos como o sofrido pelo povo Waiãpi na semana passada", acrescentou.

Bachelet também pediu ao Governo brasileiro para atuar de "forma decisiva para impedir a invasão de territórios indígenas" do país e garantir o direito destes povos.

Membros de tribos amazónicas há muito tempo enfrentam pressão de exploradores de minas, criadores de gado e madeireiros, mas ativistas de direitos humanos apontam que as ameaças aumentaram desde que Jair Bolsonaro se tornou Presidente do país.

Bolsonaro defendeu hoje novamente a regularização da mineração em áreas indígenas da Amazónia e disse ter dúvidas sobre os ataques relatados pelos indígenas no Amapá. "Não tem nenhum indício forte que esse índio foi assassinado lá. Chegaram várias possibilidades, a Polícia Federal está lá, quem nós pudermos mandar nós já mandámos. Buscarei desvendar o caso e mostrar a verdade sobre isso", afirmou Bolsonaro.

"É intenção minha regularizar, regulamentar, legalizar o garimpo. Inclusive para os índios que têm que ter o direito de explorar o garimpo nas suas propriedades. A terra indígena é como se fosse propriedade deles. Lógico, as ONG e outros países não querem. Eles querem que o índio continue como [um ser] preso num [jardim] zoológico, como um animal", acrescentou.

Os Waiãpi vivem numa área remota da Amazónia rica em ouro, manganês, ferro e cobre, num território delimitado pelo Governo brasileiro na década de 1980 para uso exclusivo dos indígenas, sendo o acesso ao local estritamente regulado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Juvenal Juventino Juvenal
    30 jul, 2019 18:59
    Infelizmente, estamos vendo cargos importantes em órgãos internacionais que "PARECIAM SER SÉRIOS" sendo ocupados por pessoas com compromisso ideológicos de esquerda e por isso são injustas e despreparas. O caso não foi de invasão de terras e esta senhora deve desculpas ao Brasil por esta sua tempestiva atitude. Sugiro que ela seja mais profissional e antes de aceitar as mentiras da esquerda do Brasil, seja digna do cargo e PRIMEIRO entre em contato com o governo para depois abrir sua boca.
  • Aires Esteves
    30 jul, 2019 Lisboa 17:49
    Espero que o Bolsonaro, caia da cadeira como caiou o Salazar!
  • J M
    30 jul, 2019 Seixal 15:49
    Bolsonaro. Foi nesta m**** de homem que os brasileiros votaram, um ex-militar com tiques de ditador. Mais uma vez, não hesita mandar assassinar ou prender quem o enfrenta, (como aconteceu recentemente com uma jornalista) por discorda com a sua política. Um imbecil que para extrair a riqueza do subsolo da amazónia, que pertence ao povo brasileiro, convida o Trump (outro imbecil como ele) para roubar e entregar aos americanos os recursos do país, com a consequente destruição do pulmão do planeta.
  • Afonso
    30 jul, 2019 Portugal 13:11
    Continuem com a ganância do negócio, para satisfazer quem patrocina estes políticos corruptos, e chegará o dia em que não haverá comer , e pior, não haverá forma de remediar os danos! Os recursos do planeta estão a esgotar a uma velocidade brutal!
  • Sasuke Costa
    30 jul, 2019 11:20
    Emyra Waiãpi deu-te Deus força para perdoares as atrocidades ao teu povo, tu a quem Deus vivo deu sabedoria e foste tratado como macaco por desprezo das coisas do mundo, as tuas palavras de nada servem contra a arrogância do homem vil, que Deus não abandone as tuas paragens pois Deus não faz vinganças apenas se arreda dos lugares.
  • Edu Lima
    30 jul, 2019 Porto 06:38
    Bolsonaro, arranjar pior presidente näo é possível.

Destaques V+