Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Acidente com avião de combate a incêndios em barragem do Algarve

25 jul, 2019 - 19:24 • Celso Paiva Sol, com redação

Aeronave estava a realizar uma manobra de recolha de água na barragem de Beliche. Piloto escapou ileso.

A+ / A-

Um avião de combate a incêndios sofreu um acidente esta quinta-feira à tarde na barragem de Beliche, no concelho algarvio de Castro Marim, quando realizada uma manobra de "scooping" para recolha de água.

O piloto não sofreu ferimentos, apurou a Renascença junto de fonte da Proteção Civil. O aparelho encontra-se numa das margens da barragem.

"O alerta foi dado às 18h40, tendo sido acionados os meios de socorro, que de imediato reconheceram o local por forma identificar a localização do acidente. O piloto saiu ileso, havendo a registar apenas danos materiais", confirmou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em comunicado.

O aparelho em causa é um avião anfíbio médio FireBoss, que sofreu um acidente quando estava a realizar a manobra de recolha de água na barragem de Beliche.

A aeronave encontrava-se estacionada na Base Aérea n.º 11, no distrito de Beja e dirigia-se para o combate a um incêndio rural na freguesia de Cachopo, concelho de Tavira, distrito de Faro. Pelas 19h43, combatiam as chamas 166 bombeiros, 49 viaturas e sete meios aéreos.

As causas do acidente serão apuradas pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários, entidade com competência em matéria de investigação de acidentes com aeronaves, refere a Proteção Civil.

Este é o segundo acidente do género ocorrido este mês com aviões de combate a incêndios em Portugal. A 3 de julho, uma aeronave amarou numa barragem na zona de Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém, quando recolhia água para combater um fogo em Pombal. O avião afundou-se e o piloto escapou sem ferimentos.

[notícia atualizada às 20h23]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+