Tempo
|
A+ / A-

Negociações para formar Governo falharam “totalmente” em Espanha

25 jul, 2019 - 00:42 • Redação

Fontes do Governo citadas pelo jornal "El Pais" falam em exigências “inaceitáveis” da parte da aliança formada por Izquierda Unida e o Podemos.

A+ / A-

As negociações para viabilizar o novo Governo de Espanha, entre o executivo do socialista Pedro Sanchez e a coligação Unidas Podemos, falharam “totalmente”, avança jornal “El Pais”.

Fontes do Governo falam em exigências “inaceitáveis” da parte da aliança formada por Izquierda Unida e o Podemos, liderada por Pablo Iglesias, que queria controlar as políticas sociais e económicas.

Pedro Sanchez ofereceu ao Podemos uma vice-presidência e três ministérios: Habitação e Economia Social; Saúde, Assuntos Sociais e Consumo; e Ministério da Igualdade.

O Podemos queria ficar também com o Ministério do Trabalho, que tem um papel fundamental nas negociações entre patrões e trabalhadores, mas o PSOE não está disposto a abrir mão da pasta com receio da reação dos empresários.

Na terça-feira, o primeiro-ministro eleito, Pedro Sanchez, não conseguiu reunir os votos necessários, no Parlamento para formar Governo.

Para esta quinta-feira está marcada uma nova tentativa, mas sem o apoio da coligação Unidas Podemos o mais certo é Espanha ir novamente para eleições legislativas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+