Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA. Justiça federal retoma pena de morte pela primeira vez em 16 anos

25 jul, 2019 - 16:05 • Redação com Reuters

Departamento de Justiça já mandou agendar as execuções de cinco condenados a nível federal.

A+ / A-

O Departamento de Justiça norte-americano anunciou esta quinta-feira que vai reinstalar o uso da pena de morte pelo Governo federal pela primeira vez desde 2003, anunciando igualmente o agendamento imediato de cinco execuções.

"O Congresso autorizou expressamente a pena de morte através de legislação adotada pelos representantes do povo nas duas câmaras do Congresso e promulgada pelo Presidente", disse o procurador-geral (correspondente ao ministro da Justiça), William Barr, em comunicado.

"O Departamento de Justiça cumpre o Estado de Direito e é nosso dever para com as vítimas e as suas famílias avançar com as sentenças impostas pelo nosso sistema judicial", lê-se na mesma nota, citada pela Reuters.

Contexto

Durante a campanha para as presidenciais de 2016 e já depois de ter sido eleito no final desse ano, Donald Trump defendeu, por diversas vezes, o reforço da pena de morte, nomeadamente as execuções de traficantes de droga e responsáveis por tiroteios em massa.

Desde 2003 que estava em vigor uma espécie de moratória sob a qual a Justiça federal não recorria à pena de morte. Apenas 29 dos 50 estados que compõem os EUA recorrem a execuções de prisioneiros condenados por crimes graves.

Em 2018, houve 25 execuções a nível estatal. Entre 1988 e 2003, o Governo federal só executou três pessoas.

Atualmente, há cerca de 60 pessoas em corredores da morte em prisões federais. Cinco delas serão executadas em breve, após Barr ter ordenado ao Departamento Prisional que agende as execuções de cinco condenados por homicídio e crimes sexuais.

Entre eles conta-se Daniel Lews Lee, um supremacista branco condenado no Arkansas por ter assassinado uma família de três, incluindo uma criança de oito anos.

"Cada um destes presos esgotou os recursos e alternativas pós-condenação", defende o Departamento, informando que as cinco execuções terão lugar na prisão federal de Terre Haute, no Indiana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+