Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Benfica

Ana Gomes sugere que venda de Félix foi lavagem de dinheiro, Vieira não gostou e PS demarcou-se

25 jul, 2019 - 18:07 • Redação com Lusa

Presidente do Benfica perguntou ao PS se as declarações da ex-eurodeputada sobre a transferência de João Félix para o Atlético de Madrid "refletem a opinião do partido". Socialistas respondem que "não".

A+ / A-

O Partido Socialista (PS) demarcou-se das declarações públicas de Ana Gomes sobre a transferência de João Félix para o Atlético Madrid, em resposta à carta enviada pelo Benfica.

Na missiva de resposta, a que Bola Branca teve acesso, o presidente do PS, Carlos César, salienta que o seu partido "não tomou qualquer 'posição institucional'" sobre o assunto e que as opiniões da ex-eurodeputada "refletem apenas uma posição própria e pessoal que, tal como em muitos outros casos, não vincula o Partido Socialista".

Esta carta de Carlos César a Luís Filipe Vieira surge em resposta a missiva do presidente do Benfica, datada do dia 11 de julho, a questionar, "de forma a não subsistirem publicamente quaisquer potenciais equívocos, se as declarações proferidas por Ana Gomes refletem a opinião do partido ou se, ao invés, tais declarações não merecem senão rejeição e repúdio por parte do partido".

O Benfica considerava que o "silêncio continuado" do PS perante as declarações da sua ex-eurodeputada podia "ser publicamente lido e entendido como aceitação tácita ou, pelo menos, tolerância quanto ao respetivo teor, enquanto tal extensível à direção do partido".

O clube da Luz entendia que a qualidade de deputada no Parlamento Europeu "acentua a notoriedade da declarante e a relevância mediática das suas declarações, promovendo a sua assimilação nesses termos pela opinião pública, com a inerente associação de Ana Gomes ao PS".

Ana Gomes tem processo do Benfica na prateleira

O Benfica já tinha anunciado que iria processar Ana Gomes por difamação, devido a um "post" no Twitter em que a ex-eurodeputada socialista se questionou se a transferência de João Félix para o Atlético de Madrid, por 120 milhões de euros, se trataria de um "negócio de lavandaria".

Em comunicado no site oficial, o Benfica salientou que a opinião manifestada por Ana Gomes, a 27 de junho de 2019, "não configura um caso de mero exercício da liberdade de expressão e que, pelo contrário, tem o exclusivo propósito de denegrir o nome do Benfica e dos membros dos seus órgãos sociais"

"[O Benfica] tem por isso o dever, perante os seus sócios e adeptos, de solicitar, desta vez, a apreciação desta questão pelos órgãos constitucionalmente competentes para o efeito, os Tribunais, o que fará pela instauração de um processo através dos seus advogados", anunciou o Benfica, na altura.

O clube da Luz considerou que aquele comentário conotava a transferência de João Félix "com uma operação de lavagem de dinheiro/branqueamento de capitais".

A carta do PS ao Benfica. Foto: DR
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    26 jul, 2019 Lisboa 13:23
    Faço minhas, as palavra do comentador "Petervlg": este diz-que-disse sem apresentar quaisquer provas, pode ser uma novela para chamar atenções. Mas é uma novela que chateia. Tem alguma prova do que diz, Ana Gomes? Se tem, apresente-a às autoridades devidas. Se não, então merece os todos os processos por difamação e não só, que já tem às costas.
  • Petervlg
    26 jul, 2019 Trofa 08:57
    Se Ana Gomes tem dados concretos, apresente.
  • Juíz Vermelho
    25 jul, 2019 Catedral da Luz 22:50
    "...as opiniões da ex-eurodeputada "refletem apenas uma posição própria e pessoal que, tal como em muitos outros casos, não vincula o Partido Socialista". Esta frase, vale ouro. A agitadora ia buscar lã e ficou tosquiada, pois até o próprio partido, depois de lhe acabar com o tacho em Bruxelas, demarca-se dela, neste "e noutros casos". Quanto a alguns tipos que aqui botam faladura, digo, vão lavar a dentuça, antes de se referirem ao Glorioso
  • Carlos Monteiro Pereira
    25 jul, 2019 18:59
    Resposta correcta do PS,a quem devia ter vergonha do que fez.
  • Carlos Monteiro Pereira
    25 jul, 2019 18:33
    Ana Gomes não disse que foi,perguntou.Mas isso não ia ser motivo duma queixa aos tribunais?Ou quer ameaçar o partido?O presidente do clube parece-me estar abusando.

Destaques V+