Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha

Novas eleições à vista? Negociações entre Podemos e PSOE num impasse

24 jul, 2019 - 16:05 • Filipe d'Avillez

Os representantes do Unidas Podemos queixam-se que o Partido Socialista não cede em nenhum dos assuntos importantes que estão em cima da mesa.

A+ / A-

As negociações entre o Partido Socialista espanhol e a coligação Unidas Podemos chegaram a um impasse o que poderá significar que Pedro Sánchez não vai conseguir formar Governo na quinta-feira.

O PSOE não tem maioria suficiente para dar posse a Sánchez, mas depois de duas votações falhadas basta-lhe agora o apoio do Unidas Podemos na votação da próxima quinta-feira.

Segundo a imprensa espanhola os representantes da coligação de extrema esquerda, que junta a Izquierda Unida e o Podemos, queixam-se de que o PSOE está a ser inflexível nas negociações entre os partidos.

“Para aproximar posições com o PSOE já cedemos ao aceitar não assumir competências em nenhum ‘Ministério de Estado’, como o Interior, da Justiça ou dos Negócios Estrangeiros e também aceitámos o veto de Pedro Sánchez a Pablo Iglesias, algo inédito nos acordos de Governo de coligação”, diz ao “El Mundo” uma fonte do Unidas Podemos.

Outra fonte diz ao mesmo jornal que a coligação “não quer entrar no Governo a qualquer preço”, queixando-se que Sánchez “não está disposto a partilhar nenhuma competência social”.

Depois de uma noite em branco, a tentar finalizar um acordo que permita empossar Sánchez na quinta-feira, a reunião foi abandonada ao princípio desta tarde.

Caso não seja possível chegar a um acordo e Sánchez não conseguir ser investido como primeiro-ministro, os espanhóis terão de ir novamente a eleições.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+