Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Campos de férias despertam solidariedade, espírito de serviço e encontro com os mais frágeis

23 jul, 2019 - 14:29 • Ana Lisboa

A proposta da Juventude Hospitaleira é um programa de férias diferente, que arranca esta terça-feira e prolonga-se até 9 de setembro em quase todo o país, incluindo Madeira.

A+ / A-

Arrancam esta terça-feira os campos de férias da Juventude Hospitaleira, um movimento cristão fundado pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e pelos Irmãos de São João de Deus.

Os campos destinam-se aos jovens com idades entre os 15 e os 30 anos.

Esta iniciativa, que promete tornar o verão inesquecível, pauta-se por quatro palavras-chave, a saber: compromisso, solidariedade, serviço e oração.

As atividades decorrem nos respetivos Centros Hospitaleiros que existem um pouco por todo o país, incluindo na Madeira.

Os jovens vão desenvolver um “serviço direto aos doentes, àqueles de quem cuidamos que estão nos nossos centros”, afirma a irmã Fernanda Caetano, que faz parte da Juventude Hospitaleira.

Esta é uma oportunidade para os jovens “descobrirem este Deus frágil no doente, este Deus que é vulnerável e também potencia aqui a gestão da solidariedade em relação ao outro, combater também o estigma em relação à doença mental”.

Pretende-se, diz a irmã Fernanda, “despertar para este compromisso social e cristão em relação ao outro”. A propósito, recorda o Papa Francisco quando “nos desafia a ir às periferias, a darmo-nos, a sair de nós” e ainda a “não ficarmos indiferentes ao sofrimento do outro”.

É isso que se procura que os jovens possam “descobrir e verem que têm valores de serviço e de encontro que podem potenciar. E também descobrir isso ao nível da formação humana, da formação cristã”.

Os jovens vão desenvolver atividades com pessoas que sofrem de “doença mental e também algumas em reabilitação, que pode ser reabilitação cognitiva, demências ou reabilitação motora. É sempre a fragilidade humana que está aqui patente”.

As tarefas que têm de desempenhar podem passar por “acompanhar um doente a dar um passeio no jardim, por fazer algum tipo de jogo mais didático, por simplesmente sentar-se para escutar o doente, acompanhá-lo a um ato religioso ou apoiar na refeição, porque alguns doentes são autónomos, mas outros não o são”.

São atividades muito variadas que “dependem do objetivo que temos, dos doentes que temos, ou sejam do grupo alvo a quem queremos chegar”.

No programa haverá também momentos de oração de manhã e ao final do dia, bem como a oportunidade de participar diariamente na Eucaristia.

Os campos de férias da Juventude Hospitaleira são uma maneira de mostrar que, com pequenos gestos, pode-se fazer a diferença na vida das pessoas, dando mais sentido a essas vidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+