A+ / A-
Joaquim Gomes

Vencer de novo a Volta? “Esta é muito dura, mas seria ao meu jeito”

22 jul, 2019 - 14:34 • Pedro Filipe Silva

Foi na Avenida dos Aliados, há 30 anos, que Joaquim Gomes venceu a sua primeira Volta a Portugal. É lá que a 11 de julho vai terminar a competição, também com um contrarrelógio. Se o diretor voltasse a ser ciclista, estaria na volta, mas atenção: Joaquim Gomes sublinha que a Volta é um verdadeiro reality show, tudo pode acontecer. A Volta está na estrada de 31 de julho a 11 de agosto.
A+ / A-

Para construir o contrarrelógio final da Volta a Portugal deste ano, foi difícil convencer Porto e Gaia?

Não foi fácil. O facto de não ter sido fácil demonstrou a quantidade de anos que estes dois municípios estavam fora da Volta. No caso de Gaia, isso poderá ter passado por alguns problemas financeiros que o município viveu. No caso do Porto, houve várias tentativas, até porque é um dos municípios representativos da Volta a Portugal. Aliás é o único que tem duas equipas a competir na prova, o FC Porto e o Boavista. Com o Rui Rio houve várias tentativas, mas compreendo as legítimas razões que levaram o anterior executivo da câmara a não apostar na Volta a Portugal. É verdade que a determinada altura deixámos de os contactar. Com o Rui Moreira, houve um contacto e inicialmente não foi logo concretizado. Mas acabámos por lhe chegar ao coração.

Esta aposta este ano, do final da Volta no Porto, para mim tem um significado suplementar. Há exatamente 30 anos ganhava a minha primeira Volta a Portugal na Avenida dos Aliados. As expectativas são enormes e espero que esta seja uma aposta ganha.

E se alinhasse no dia 31 de julho, perante este percurso, poderia comemorar de novo nos Aliados?

Esta Volta é muito exigente, para já recuperamos a chegada à Torre. As personagens envolvidas são outras, o pelotão é outro, mas eu acho que era uma Volta ao meu jeito. Atenção, que a Volta a Portugal é um pouco o Jogo da Glória. Eu poderia ter ganho seis ou sete Voltas, como poderia não ter ganho nenhuma. É este reality show que é a Volta que a torna tão aliciante para os adeptos, em que olham com respeito e admiração para os seus ídolos de uma forma diferente do que olham para um ídolo no futebol.


legislativas 2019 promosite
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.