Tempo
|
A+ / A-

CONVENÇÃO NACIONAL DO PARTIDO SOCIALISTA

Dá cá uma lei de bases da saúde, toma lá uma crítica

20 jul, 2019 - 18:24 • Susana Madureira Martins

A ministra da saúde Marta Temido participa este sábado na convenção nacional do PS para apresentação do programa eleitoral do PS e traçou a linha que distingue os socialistas do Bloco de Esquerda e PCP: a capacidade de “ser exigente”.

A+ / A-

Não foi para falar de saúde que Marta Temido subiu ao palco branco instalado no auditório do pavilhão Carlos Lopes em Lisboa, onde está a participar na convenção nacional do PS. A ministra fez de moderadora no painel de apresentação do programa eleitoral do partido dedicado ao combate às desigualdades. E foi na apresentação dos participantes deste painel que a ministra da saúde teceu críticas implícitas ao Bloco de Esquerda e ao PCP.

Um dia depois de ver aprovada a Lei de Bases de Saúde precisamente pelos parceiros da maioria parlamentar que apoia o governo, Marta Temido traçou a linha que separa aqueles partidos do PS dizendo que “a marca distintiva, a marca de água das políticas do PS face a outras forças de esquerda é a capacidade de ser exigente e de não se bastar com a afirmação de princípios, com a retórica, enfim e de apresentar medidas concretas e exequíveis, medidas pensadas, medidas estudadas, medidas que consubstanciam prioridades e boas escolhas para os portugueses”.

Curiosamente, antes deste painel sobre desigualdades e antes de Marta Temido subir ao palco, ficou também implícita uma pequena provocação para fora deste evento, no caso ao Bloco de Esquerda. No écran da convenção nacional passou um vídeo de António Arnaut, já falecido e designado como o pai do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

No vídeo de três minutos via-se o ex-ministro dos Assuntos Sociais a explicar o que é a ética à Juventude Socialista e o que distingue um socialista de todas as restantes ideologias – “um socialista assume com o povo o compromisso de fazer tudo para o ajudar a libertar-se das grilhetas que ainda o oprimem” -, puxando para o partido uma figura histórica do PS que foi usada meses a fio pelo Bloco de Esquerda para obrigar os socialistas a tomarem uma posição na lei de bases de saúde.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+