Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dois petroleiros britânicos apreendidos pelo Irão

20 jul, 2019 - 00:08

Um dos navios já foi entretanto autorizado a prosseguir viagem, em mais um incidente na zona do estreito de Ormuz.

A+ / A-

Dois petroleiros britânicos foram apreendidos esta sexta-feira pelo Irão, avança o Governo de Londres. O Reino Unido avisa que, se os navios não forem libertados, haverá consequências.

A guarda revolucionário iraniano confirmou a captura do petroleiro “Stena Impero”, uma ação que aconteceu duas semanas depois de a Marinha britânica ter apreendido um petroleiro do Irão, em Gibraltar.

De acordo com a agência de notícias Tasnim, o petroleiro “Mesdar”, de bandeira britânica, ficou retido, mas acabou por ser deixado seguir viagem depois de uma advertência sobre condições de segurança e questões ambientais.

O “Stena Impero” e o “Mesdar” mudaram de direção rapidamente, em direção à costa do Irão, 40 minutos depois de terem entrado no estreito de Ormuz, segundo o serviço de localização Refinitiv.

A companhia deixou de comunicar com os 23 membros da tripulação do “Stena Impero” às 16h00 (hora de Lisboa), quando a embarcação cruzava o estreito de Ormuz “em águas internacionais”.

Quando ao “Mesdar”, horas mais tarde, voltou a mudar de direção e rumou novamente para o golfo.

“Estas apreensões são inaceitáveis. É que a liberdade de navegação seja mantida e que todos os navios possam movimentar-se em segurança e livremente na região”, declarou o ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, Jeremy Hunt.

O chefe da diplomacia de Londres disse mais tarde, em declarações à Sky News, que haverá consequências se o Irão não devolver os petroleiros, mas excluiu qualquer ação militar.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, diz que vai falar com o Governo de Londres sobre o incidente desta sexta-feira.

Trump anunciou na quinta-feira que Marinha norte-americana abateu um “drone” iraniano no estreito de Ormuz, mas o Irão negou a notícia horas depois.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+