Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Diplomacia

Vistos para iranianos passam a ser emitidos por Espanha

19 jul, 2019 - 14:38 • João Pedro Barros

Ministério dos Negócios Estrangeiros justifica decisão com “tradição de representação recíproca” entre países da União Europeia. Medida irá manter-se até ao final do ano.

A+ / A-

A emissão de vistos Schengen solicitados à Embaixada de Portugal no Irão vai passar a ser assegurada pela Embaixada de Espanha no mesmo país, até ao final de 2019. A informação foi avançada esta sexta-feira em comunicado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

Na terça-feira, o Governo português confirmou a suspensão da autorização de vistos a cidadãos do Irão por questões de segurança, sem, no entanto, explicar as razões da decisão.

No mesmo dia, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, explicou que toda a secção consular da Embaixada portuguesa em Teerão suspendeu trabalhos, funcionamento esse que seria retomado “tão brevemente quanto possível”.

Num comunicado posterior, foi ainda frisado que a decisão não estava relacionada com uma “avaliação sobre as condições gerais de segurança na República do Irão, ou de qualquer outro aspecto de natureza institucional ou política”.

Esta sexta-feira, o MNE explica que “tem procurado meios alternativos para garantir a emissão dos documentos indispensáveis à circulação de pessoas” e que, de acordo com a “política comum de vistos da UE”, os Estados Membros “poderão representar, para efeitos de emissão de vistos Schengen, outros países da UE”.

Há uma “tradição de representação recíproca entre os Estados Membros da UE em várias dezenas de países”, justifica o MNE, que acrescenta que, em “casos de manifesta urgência” os pedidos podem ser “encaminhados para a rede consular portuguesa noutros países da região”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+