Tempo
|
A+ / A-

​Jovens portugueses vão viver experiência única em campo de voluntariado na Sicília

18 jul, 2019 - 06:55 • Ana Lisboa

Por iniciativa da Cáritas de Ragusa, de 2 a 6 de Setembro, os jovens vão participar em diversas atividades, ações de formação, sem esquecer a parte espiritual. Inscrições decorrem até 20 de Agosto.

A+ / A-

É a primeira vez que jovens portugueses vão poder participar neste campo de voluntariado na cidade siciliana de Ragusa, promovido pela Cáritas diocesana local. O objetivo é promover a cultura do serviço, da ecologia, da fraternidade e da cooperação.

De 2 a 6 de Setembro, os voluntários vão estar numa quinta da diocese de Ragusa “onde estão duas cooperativas que fazem economia social: uma cooperativa de agricultura e outra de carpintaria social, onde os jovens imigrantes fazem trabalho de inserção, e recebem também voluntários”, explica à Renascença a responsável pelo projeto.

Giovanna Campagnolo diz que a proposta é “muito apelativa. Vão passar muito tempo a trabalhar a terra, a madeira, até vão realizar coisas que depois podem levar para casa. E sobretudo vão conhecer outras pessoas, outras culturas”. E como a região está “muito envolvida no fenómeno da chegada de refugiados, de migrantes, de barcos, acho que é interessante também para os jovens portugueses conhecer esta parte de Itália e conhecer diretamente um bocado este fenómeno”, acrescenta.

Sendo uma proposta da Igreja “tem também uma parte espiritual, de formação”. Mas, os jovens também serão “convidados a sair do território, a conhecer uma parte da Sicília, a população e a cultura local. E a conhecer os projetos de solidariedade e de fraternidade da Cáritas Diocesana”.

O projeto destina-se aos jovens a partir dos 16 anos de idade, e a Cáritas de Ragusa vai aceitar a participação, no máximo, de 25. Os interessados podem inscrever-se até 20 de Agosto, através do email serviziocivile@caritasragusa.it

O custo do campo é de 90 euros, para “alojamento, alimentação, seguro, transporte, visitas, formação. Está tudo incluído para os 5 dias”, esclarece Giovanna Campagnolo. Ficam a cargo dos jovens as viagens de avião, de ida e volta.

São parceiros deste projeto em Portugal a Comunidade Vida e Paz, os Leigos para o Desenvolvimento e o JRS - Serviço Jesuíta aos Refugiados.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+