Tempo
|
A+ / A-

Novo bispo auxiliar do Porto. "As pessoas ajudaram-me a ser pastor"

17 jul, 2019 - 11:00 • Henrique Cunha

O padre Vitorino Soares, de 58 anos, era pároco de Castelões de Cepeda, em Paredes.

A+ / A-
Porto tem novo Bispo auxiliar
Porto tem novo Bispo auxiliar

"Colaborar e ser fiel ao bispo titular do Porto" é o primeiro grande objetivo de D. Vitorino Soares, nomeado esta quarta-feira pelo Papa Francisco como novo bispo auxiliar do Porto.

"Já colaborei com D. Manuel como pároco, agora vou colaborar como irmão no episcopado", sublinha o novo responsável à Renascença.

O até agora pároco de Castelões de Cepeda e Madalena, em Paredes, diz que vai tentar "levar por diante a proposta do Papa Francisco", e como bispo ser aquele que muitas vezes "vai à frente do povo, para apontar uma estrada, manter uma esperança viva", o que "vai no meio do povo de forma simples e misericordiosa”, ou ainda o que "vai atrás acompanhando os últimos, os que têm mais dificuldade em andar".

O futuro bispo auxiliar da diocese do Porto admite que a sua experiência de dez anos no Secretariado Diocesano da Juventude também lhe permitiu "conhecer um pouco a realidade do Porto", e que “os 25 anos como pároco também o ajudaram "a ser pastor, e a estar com as pessoas, acompanhá-las".

Nestas declarações, D. Vitorino Soares confessa, ainda, ter recebido a notícia da sua nomeação "com grande perplexidade", mas também com um duplo sentimento de "alegria e de temor, tendo em conta este serviço que me é pedido e que Deus vê em mim".

Prevê-se que a ordenação episcopal decorra no dia 29 de setembro, no Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+