Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Suspeitas de corrupção

Ex-Presidente peruano detido nos EUA

16 jul, 2019 - 23:01 • Redação

Chefe de Estado entre 2001 e 2006, Alejandro Toledo é considerado foragido pela Justiça peruana e acusado de receber um suborno da construtora brasileira Odebrecht.

A+ / A-

Alejandro Toledo, Presidente do Peru entre 2001 e 2006, foi detido nos Estados Unidos, anunciou esta terça-feira o Ministério Público do país sul-americano, via Twitter.

A detenção ocorreu no âmbito de um pedido de extradição das autoridades peruanas.

Toledo, de 73 anos, era considerado contumaz, ou seja, foragido à Justiça peruana, visto que tinha sido condenado a cumprir ano e meio de prisão por ter recebido um suborno da empresa brasileira de construção civil Odebrecht. No entanto, abandonou o país e passou a viver nos Estados Unidos – o Ministério Público do Peru já tinha pedido formalmente a sua extradição há um ano.

O ex-Presidente terá recebido 20 milhões de dólares (17,8 milhões de euros) em troca de ajuda na atribuição de obras públicas, mas nega qualquer envolvimento no caso.

O caso Odebrecht tem tido um enorme impacto no Peru, onde outro ex-Presidente, Pedro Pablo Kuczynski, se encontra em prisão preventiva desde abril, por suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro. Ollanta Humala, Presidente entre 2011 e 2016, aguarda julgamento em liberdade. Por último, Alan García, Presidente entre 1985 e 1990 e depois entre 2006 e 2011, suicidou-se em abril, quando estava prestes a ser preso.

Todos estes casos têm a Odebrecht como protagonista, havendo ainda a acrescentar que Keiko Fujimori, líder do maior partido da oposição, a Força Popular, está detida preventivamente, enquanto é investigada por suposta lavagem de dinheiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+