Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Ensinam quando não estão em greve". ​Fenprof acusa "Expresso" de atacar dignidade dos professores nas palavras cruzadas

15 jul, 2019 - 20:51

No centro da polémica está a frase "ensinam quando não estão em greve", referente ao ponto 1 das horinzontais das palavras cruzadas da última edição do semanário.

A+ / A-

A Fenprof exigiu esta segunda-feira um pedido de desculpas ao semanário Expresso considerando que um dos tópicos das 'palavras cruzadas' publicadas na última edição "ataca [a] dignidade dos docentes".

Na última edição do semanário as palavras cruzadas publicadas faziam corresponder a solução "professores" à pista "ensinam quando não estão em greve", o que do ponto de vista da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) revela "uma enorme falta de respeito para com os docentes e a escola portuguesa".

"Por isso, a Fenprof, fazendo eco e associando-se à indignação manifestada por muitos e muitos docentes, não pode deixar de exigir, veementemente, um pedido de desculpas aos professores portugueses, pois estes são profissionais que colocam o melhor de si na sua atividade profissional, com rigor, exigência e resultados que não podem deixar de ser valorizados", lê-se no comunicado da estrutura sindical, que defende logo no cabeçalho que a "ausência de um pedido de desculpas seria indesculpável".

Para a federação com a formulação usada nas palavras cruzadas "pretende-se, inegavelmente, transmitir a ideia de que os professores estão sempre em greve, ficando as sobras para ensinar".

"Os professores portugueses têm, legitimamente, lutado pelos seus direitos que são também os da Escola. O recurso à greve não é feito sem prejuízos dos próprios professores, mas a greve é também um recurso a que têm direito e de que não abdicarão, apesar das pressões, essas sim, ilegítimas, que sobre eles possam ser exercidas", lê-se no comunicado que também defende que com greves os professores também ensinam lições de cidadania.

A Lusa contactou a direção do semanário 'Expresso' para obter um comentário às críticas da Fenprof e aguarda resposta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+