Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso Cambridge Analytica. Aprovada multa de 5 mil milhões contra o Facebook

13 jul, 2019 - 01:41 • Redação

Em causa está a utilização sem consentimento de dados privados de milhões utilizadores, para fins políticos.

A+ / A-

As autoridades dos Estados Unidos decidiram aplicar ao Facebook uma multa recorde de 5 mil milhões de dólares, o equivalente a 4,4 mil milhões de euros, avança a imprensa norte-americana.

A multa milionária contra a poderosa multinacional liderada por Mark Zuckerberg foi aprovada pela Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla inglesa).

Em causa está a utilização de dados privados de milhões utilizadores para fins políticos denunciado pelo escândalo Cambridge Analytica, uma empresa de consultadoria.

A FTC começou a investigar o Facebook em março de 2018, depois das notícias de que a Cambridge Analytica tinha acedido aos dados de dezenas de milhões de utilizadores sem o conhecimento destes.

A investigação analisou se a rede social tinha violado um acordo ao abrigo do qual era obrigada a informar, de forma clara, os seus utilizadores e obter “consentimento expresso” destes para poder utilizar a informação.

A multa de 5 mil milhões de dólares ainda terá de passar pelo Departamento de Justiça norte-americano, não havendo uma previsão sobre quando vai ser aplicada.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+