Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Partido Trabalhista fará campanha contra o Brexit caso haja novo referendo

09 jul, 2019 - 13:13 • Filipe d'Avillez

A mudança de estratégia foi anunciada por Jeremy Corbyn esta terça-feira. Líder da oposição diz que o próximo primeiro-ministro deve convocar uma nova consulta popular.

A+ / A-

O Partido Trabalhista fará campanha contra o Brexit caso seja convocado um novo referendo à retirada do Reino Unido da União Europeia, algo que Jeremy Corbyn também defende.

Numa carta enviada a membros do partido e divulgada publicamente esta terça-feira, o líder dos trabalhistas defende que o substituto de Theresa May na liderança do Partido Conservador, que assumirá automaticamente o cargo de primeiro-ministro, deve convocar um segundo referendo sobre o acordo, ou falta dele, para abandonar a UE.

“Quem se tornar o novo primeiro-ministro deve ter a confiança para sujeitar o seu acordo, ou falta de acordo, ao escrutínio popular”, diz Corbyn na sua carta, divulgada na imprensa inglesa.

“Nessas circunstâncias, quero deixar claro que o Partido Trabalhista faria campanha para permanecer na União Europeia, quer em caso de ausência de acordo, quer em caso de um acordo dos conservadores que não protege a economia e o emprego.”

A decisão do Partido Trabalhista surge depois de 12 dos principais sindicatos britânicos terem tomado uma posição conjunta, defendendo que o partido deve unir-se contra o Brexit.

Na altura do referendo sobre o Brexit, em junho de 2016, tanto Jeremy Corbyn como David Cameron, este último líder do Partido Conservador e chefe do Governo à data, fizeram campanha contra a saída da União Europeia. Cameron demitiu-se depois de quase 52% dos eleitores terem votado pela saída. Corbyn, por sua vez, defendeu que o resultado deveria ser respeitado.

A presente mudança de posição está a enfurecer os vários membros do Partido Trabalhista que votaram a favor do Brexit enquanto dá força aos que são contra a saída da UE e que têm feito pressão para um segundo referendo.

Kate Hoey, uma das principais figuras do Partido Trabalhista que defendeu o Brexit, veio a público criticar a estratégia de Corbyn antes sequer de esta ter sido anunciada formalmente.

O grupo "Labour Leave", que coordena os defensores do Brexit dentro do partido, recorreu à ironia no seu tweet, dizendo: "O Partido Trabalhista tem o orgulho de anunciar que embora 'respeite' o seu voto, acha que votou da forma errada e por isso quer que vote de novo. Um ótimo precedente! O que é que poderia correr mal..."

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+