Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Beato português Bartolomeu dos Mártires vai ser santo

06 jul, 2019 - 09:58 • Redação

A canonização será no dia 10 de novembro, anuncia a Santa Sé.

A+ / A-

O beato Bartolomeu dos Mártires, português, vai ser santo. A decisão foi tomada pelo Papa na sexta-feira, mas anunciada este sábado pelo Vaticano.

“O Santo Padre Francisco recebeu em audiência o Cardeal Angelo Becciu, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos” e “aprovou os votos favoráveis dos Membros Mais Eminentes e Excelentes da Congregação”, ampliando “o culto litúrgico em homenagem ao Beato Bartolomeu dos Mártires à Igreja Universal”, lê-se no boletim.

O novo santo nasceu em Lisboa, a 3 de maio de 1514, com o nome de Bartolomeu Fernandes. Morreu em Viana do Castelo a 16 de julho de 1590.

A notícia foi logo divulgada pela Arquidiocese de Braga nas redes sociais.


Em 23 de Março de 1845, Bartolomeu dos Mártires foi declarado Venerável pelo Papa Gregório XVI e depois Beato, a 4 de Novembro de 2001, pelo Papa João Paulo II.

A 5 de Fevereiro de 2015, D. Jorge Ortiga entregou ao Papa Francisco, em mãos, um dossier sobre a vida do antigo arcebispo de Braga e formulou o pedido de canonização equipolente (dispensa do milagre).

Em janeiro deste ano, o Papa Francisco concedeu à Congregação para a Causa dos Santos a autorização necessária à dispensa do milagre formalmente demonstrado para a declaração de santidade do Beato Bartolomeu dos Mártires.

A cerimónia de canonização está marcada para dia 10 de novembro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+