Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

VIH/SIDA. Portugal atinge as três metas definidas pela ONU

05 jul, 2019 - 15:44 • Lusa

Objetivos da ONUSIDA são, até 2020, ter 90% das pessoas infetadas diagnosticadas, que 90% destas estejam a fazer tratamento e ainda que 90% destas apresentem carga viral indetetável.

A+ / A-

Portugal atingiu as três metas definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) quanto ao controlo da infeção VIH/SIDA.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira numa cerimónia em Lisboa promovida pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

As três metas definidas pelo programa da Organização das Nações Unidas para o VIH/SIDA (ONUSIDA) indicavam que, até 2020, se devia atingir o objetivo de ter 90% das pessoas infetadas por VIH diagnosticadas e que, dessas, 90% estivessem a fazer tratamento e, por sua vez, 90% delas apresentassem carga viral indetetável.

Segundo os dados apresentados hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal atingiu em 2017 a meta dos 90-90-90.

No ano passado, o Ministério da Saúde já tinha anunciado, com base em dados de 2016, que se tinham atingido as duas primeiras metas - 90% dos infetados com diagnóstico e 90% dos infetados a fazer tratamento.

Segundo a DGS, Portugal conseguiu também atingir a terceira meta de 90%, tendo 90% dos doentes em tratamento com carga viral não detetável.

Quando a infeção tem carga indetetável significa que é intransmissível e a pessoa não tem capacidade de contagiar terceiros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+