Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há mais pessoas a recorrer a offshores, mas menos dinheiro a sair

05 jul, 2019 - 18:48 • Sandra Afonso

Segundo a Autoridade Tributária e Aduaneira, foram realizadas quase 114 mil transferências, num total de 9 mil milhões de euros, para territórios com situação tributária mais favorável.

A+ / A-

No ano passado saíram 9 mil milhões de euros do país para paraísos fiscais. É o montante comunicado pelos bancos à máquina fiscal, que corresponde a uma descida de 1,4 mil milhões face a 2017.

Os dados foram entregues nas declarações obrigatórias sobre transferências de fundos para “offshore”, submetidas até ao final de maio.

Segundo a informação agora divulgada pela Autoridade Tributária e Aduaneira, foram realizadas quase 114 mil transferências para territórios com situação tributária mais favorável, cerca de 11 mil e 500 a mais do que no ano anterior. Também há mais pessoas a enviar dinheiro, sobretudo coletivas, rondam as 13 mil.

Os principais destinos são a Suíça, que recebeu mais de 3 mil milhões, e Hong Kong, com mais de mil milhões. Estes dois “offshores” juntos representam quase metade das transferências realizadas em 2018 – mais de 4 mil milhões e meio de euros.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+