Tempo
|
A+ / A-

Sertã

Acidente com avião de combate a incêndios em barragem. "Piloto saiu ileso"

03 jul, 2019 - 17:21

O avião - um Fire Boss - dirigia-se para o combate a um incêndio rural em Ansião, no distrito de Leiria

A+ / A-

Um avião de combate a incêndios sofreu esta quarta-feira um acidente quando recolhia água na barragem de Trizio, no concelho de concelho de Leiria, avança a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), perto da barragem de Castelo de Bode como foi avançado inicialmente.

"O piloto saiu ileso, havendo a registar apenas danos materiais", adianta a ANPC, em comunicado.

O aparelho - um Fire Boss - sofreu o acidente durante uma manobra de "scooping". O piloto conseguiu sair do avião pelos seus meios e foi a nado até à margem.

"O alerta foi dado às 16h46, tendo sido acionados os meios de socorro, onde se incluiu um avião de reconhecimento e um helicóptero de reconhecimento, avaliação e coordenação ao serviço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que de imediato reconheceram o local por forma identificar a localização do acidente", explica a Proteção Civil.

O presidente da Câmara de Ferreira de Zêzere, Jacinto Lopes, disse à Lusa que o avião "não bateu em nada".

O aparelho estava estacionado em Ponte de Sor, distrito de Portalegre, e dirigia-se para o combate a um incêndio rural em Pombal, no distrito de Leiria, onde estão seis meios aéreos, 48 veículos e 180 operacionais.

"As causas do acidente serão apuradas pelas entidades com competência em matéria de investigação de acidentes com aeronaves", refere a Proteção Civil.

Os trabalhos para localizar o avião de combate a incêndios, que está ainda submerso no Rio Zêzere, são retomados esta quinta-feira.

[notícia atualizada às 6h27]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+