Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fundação Champalimaud vítima de ataque informático "sem precedentes"

03 jul, 2019 - 23:07 • Redação com Lusa

Fundação diz que o ataque se iniciou há cerca de 48 horas e que “não cedeu a qualquer exigência dos atacantes”.

A+ / A-

A Fundação Champalimaud foi alvo de um ataque informático sem precedentes, mas conseguiu ultrapassar a situação sem ceder a qualquer exigência dos atacantes, divulgou hoje a instituição. “A Fundação Champalimaud foi alvo de um ataque informático sem precedentes”, refere um comunicado divulgado esta quarta-feira pela instituição.

O consultor de comunicação da fundação, Vitor Cunha, disse que o ataque iniciou-se há cerca de 48 horas e a instituição “não cedeu a qualquer exigência dos atacantes”.

De acordo com a nota, “numa atuação conjunta com apoio da Altice Portugal, que para o efeito disponibilizou todos os seus meios técnicos e operacionais, foi possível ultrapassar a situação e garantir de imediato o funcionamento da instituição praticamente na sua plenitude”.

O comunicado referiu ainda que, neste momento, a situação encontra-se totalmente ultrapassada e todos os sistemas foram integralmente restabelecidos em 44 horas. “A Fundação pode assegurar que os mecanismos de mitigação e proteção existentes para situações como a detetada permitiram evitar qualquer violação dos dados pessoais dos doentes”, sublinhou o comunicado.

Vítor Cunha acrescentou que "a privacidade dos doentes da fundação não foi violada, visto que este tema é muito importante nomeadamente na área da saúde".

As autoridades judiciárias competentes já foram notificadas da ocorrência, segundo a fundação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+