Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA. Imagens denunciam centros de detenção de migrantes com condições precárias e "perigosas"

03 jul, 2019 - 14:33 • Redação

Investigação encontrou celas sobrelotadas sem camas ou bancos, denuncia a situação de crianças sem refeições quentes e sem possibilidade de tomar banho e ouviu apelos desesperados dos migrantes para que sejam libertados.

A+ / A-

Veja também:


Sobrelotados e condições muito precárias, "perigosas" e "prolongadas". Um relatório do inspetor-geral do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos revela que as condições nos centros de detenção de migrantes são piores do que se pensava.

A investigação encontrou celas sem lugares sentados, denuncia a situação de crianças sem refeições quentes e sem possibilidade de tomar banho e ouviu apelos desesperados dos migrantes para que sejam libertados.

No passado mês de junho, os inspetores do departamento visitaram cinco instalações no vale do Rio Grande, no Texas, e descobriram crianças sem mudas de roupa e centros sem lavandaria.

Muitos migrantes recebem apenas toalhetes para garantir a higiene básica e são alimentados com sandes.

Em dois dos cinco centros visitados pelos inspetores, as crianças não têm acesso a refeições quentes.

Constipações e outros problemas de saúde são frequentes nos centros de detenção para migrantes que entraram nos Estados Unidos sem documentos.

O relatório alerta que o problema de sobrelotação destas instalações é tão grande que, aquando da visita dos inspetores, muitas pessoas desesperadas batiam nas paredes das celas e escreviam bilhetes a pedir ajuda.

“Numa das instalações, alguns adultos ficaram detidos em celas sem camas ou lugares sentados durante uma semana. Noutra, adultos sem família ficaram detidos durante mais de um mês em celas sobrelotadas”, refere a investigação do inspetor-geral do Departamento de Segurança Social.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+